A busca por maior representatividade racial nas obras de ficção ainda tem um caminho a ser percorrido pela frente, mas as perspectivas são positivas e nos próximos meses, assistiremos a diversos filmes e séries protagonizados por homens e mulheres negras. De dramas inspirados em histórias reais a suspenses de tirar o fôlego - passando ainda pelo universo dos super-heróis -, listamos 10 produções que você já pode anotar no calendário para assistir. Confira!
7 prisioneiros
Com o ator de Sintonia Christian Malheiros e Rodrigo Santoro nos papéis principais, 7 prisioneiros foi exibido no Festival de Veneza e é uma das principais estreias de novembro na Netflix. O drama acompanha Matheus, um jovem que aceita uma oferta de emprego em um ferro-velho na esperança de dar uma vida melhor à família. No entanto, acaba sendo vítima do submundo da escravidão moderna e precisa arriscar a vida para conseguir sair dele.
Estreia: 11 de novembro de 2021 na Netflix
King Richard: Criando Campeãs
Inspirado na história real de Richard Williams, pai das tenistas Serena e Venus Williams, o longa estrelado por Will Smith acompanha a história de um homem determinado a tornar suas filhas grandes campeãs, fazendo tudo para que elas saiam das ruas e conquistem as quadras do mundo todo.
Estreia: 2 de dezembro de 2021 nos cinemas
A Journal for Jordan
Dirigido pelo vencedor do Oscar Denzel Washington e estrelado por Michael B. Jordan, o longa acompanha a história de Charles Monroe King, um militar que, antes de morrer em missão em Bagdá, escreve um diário para o filho, deixando memórias e lições de vida para que ele pudesse ter a presença do pai.
Estreia: prevista para dezembro nos cinemas
Identidade
Com Tessa Thompson (Thor: Ragnarok) e Ruth Negga (Preacher), acompanha a vida de duas mulheres negras na década de 1920: as duas têm a pele clara e, enquanto uma decide viver sua vida tentando se aproximar das pessoas brancas, a outra está conectada à comunidade afro-americana. No reencontro entre as duas, grandes conflitos e reflexões vêm à tona.
Estreia: 10 de novembro na Netflix
Fique Comigo
O catálogo da Netflix já conta com diversas adaptações dos livros do escritor Harlan Coben e a próxima será Fique Comigo, estrelada por Cush Jumbo, atriz de Postais Mortíferos e The Good Fight. O suspense psicológico acompanha três pessoas que levam vidas tranquilas, apesar de esconderem grandes segredos. Quando uma figura do passado ressurge trazendo notícias chocantes, as vidas dos três começarão a ser reviradas.
Estreia: 31 de dezembro na Netflix
A Outra Garota Negra
Classificado como uma “mistura entre Corra! e O Diabo Veste Prada”, A Outra Garota Negra é uma obra literária da autora Zakiya Dalila Harris, publicada no Brasil pela editora Intrínseca, e será adaptada para uma série do Hulu. A trama acompanha Nella, assistente de uma editora de livros que sofre com o preconceito por ser a única mulher negra no trabalho. Quando outra garota negra chega, Nella acredita que tudo irá mudar, mas acaba sendo alvo de mensagens ameaçadoras, que a colocam em uma situação de obsessão e paranoia.
Estreia: ainda sem data divulgada pelo streaming Hulu
Superman - Série
Um dos futuros lançamentos mais aguardados da DC, a nova série do Superman pode fazer história ao trazer a primeira versão negra do famoso super-herói.Por enquanto, Michael B. Jordan é o principal nome envolvido no projeto e ainda não foram divulgados muitos detalhes, as já sabemos que o protagonista será Val-Zod, personagem que já existe há algum tempo no universo DC dos quadrinhos e é uma versão do herói na Terra 2 - realidade paralela nas HQs.
Estreia: o streaming HBO Max ainda não divulgou previsão de lançamento
Pantera Negra: Wakanda Forever
Após a morte trágica de Chadwick Boseman, em agosto de 2020, o futuro do super-herói na Marvel ainda permanece meio nebuloso. O longa já está em fase de produção, mas não foram revelados detalhes sobre a nova trama, mas já se sabe que mais personagens e áreas de Wakanda serão abordados.
Estreia: 11 de novembro de 2022 nos cinemas
Creed III
Em 2022, Michael B. Jordan retorna como diretor e protagonista ao universo de Creed que, desta vez, não contará com Sylvester Stallone no elenco. “Queremos criar essa história e esse mundo ao redor do crescimento do Adonis. (...) Stallone avisou que ele não vai voltar para esse próximo, mas, vocês sabem, sua essência e seu espírito… Sempre vai haver um pouco de Rocky no Adonis”, disse o ator ao Daily Mail.
Estreia: 23 de novembro de 2022
Super Choque
Além de estrelar uma série de animação, o herói Super Choque também chegará em versão live-action nos cinemas. A novidade foi anunciada durante o DC Fandome, O projeto parece ainda estar nas primeiras fases de desenvolvimento, mas já sabemos que Michael B. Jordan também está envolvido na produção. A história acompanha o jovem Virgil Hawkins, que ganha super poderes eletromagnéticos após sofrer um acidente com um estranho gás.
Estreia: A DC ainda não deu previsão de lançamento