A Entidade (2012) e Invocação do Mal (2013) são dois dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos, ambos explorando explorando entidades sobrenaturais sinistras que traumatizaram o público. A Entidade é dirigido por Scott Derrickson, que comandou O Exorcismo de Emily Rose e Livrai-nos do Mal, e acompanha uma família assombrada pelo demônio Bughuul.
Enquanto isso, Invocação do Mal é dirigido pelo queridinho do cinema de horror atual James Wan, nome por trás de Jogos Mortais e Maligno, e segue uma família atormentada por uma entidade pertubadora chamada Bathsheba. Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu fazer uma batalha entre esses filmes de terror para descobrir qual deles é melhor ou mais assustador. Dá uma olhada!
6 filmes de terror com fama de amaldiçoados que vão te arrepiarQual filme de terror é melhor: Invocação do Mal ou A Entidade?
Invocação do Mal aparece no Rotten Tomatoes com 86% de aprovação dos críticos, com consenso de que "bem trabalhado e alegremente assustador, Invocação do Mal aumenta o medo através de uma série de sustos eficazes da velha escola", e 83% de aprovação do público. Enquanto isso, A Entidade aparece no Rotten Tomatoes com 63% de aprovação dos críticos, com consenso de que "seu enredo depende do comportamento tipicamente implausível de um filme de terror e recicla inúmeros clichês de gênero, mas A Entidade oferece um número surpreendente de reviravoltas diabólicas", e 61% de aprovação do público.
Levando essas avaliações em conta, é possível perceber que Invocação do Mal teve uma recepção da crítica e do público mais positiva que A Entidade, podendo ser considerado uma produção melhor. Porém, isso não tira a eficiência de A Entidade, pois um estudo intitulado de The Science of Scare (A Ciência do Pavor, em português) classificou ele como o filme de terror mais assustador de todos os tempos.
A pesquisa analisou os batimentos cardíacos de 50 pessoas de perfis diferentes e submetidas a 120 horas de filmes de terror. Eles chegaram à conclusão de que, em repouso, as pessoas apresentavam 65 bpm (batimentos por minuto), mas durante a exibição de A Entidade, 95% dos analisados tiveram um aumento para uma média de 86 bpm. Invocação do Mal não ficou de fora da lista, aparecendo em terceiro com 84 bpm, atrás de Sobrenatural (2010) com um pico de 85 bpm. Interessante, não é mesmo?
Conheça a história desses filmes de terror
Invocação do Mal se passa em 1970, quando os investigadores paranormais e demonologistas Lorraine (Vera Farmiga) e Ed (Patrick Wilson) Warren são chamados à casa de Carolyn (Lili Taylor) e Roger (Ron Livingston) Perron. Os Perrons e suas cinco filhas mudaram-se recentemente para uma casa de fazenda isolada, onde uma presença sobrenatural se fez conhecida. Embora as manifestações sejam relativamente benignas no início, os eventos logo se agravam de uma forma horrível, especialmente depois que os Warren descobrem a história macabra da casa.
Em A Entidade, Ellison (Ethan Hawke) é um escritor de romances policias que acaba de se mudar com a família. No sótão da nova casa ele descobre antigos rolos de filme, que trazem imagens de pessoas sendo mortas. Intrigado com o que elas representam e com um estranho símbolo presente nas imagens, ele e sua família logo passam a correr sério risco de morte.