Eternos estreou nos cinemas brasileiros apresentando um novo grupo de super-heróis no Universo Cinematográfico Marvel. De acordo com o The Hollywood Reporter, o filme não chegará às telas de cinema na Arábia Saudita, no Kuwait e no Catar, onde deveria ser lançado em 11 de novembro. Os censores locais teriam feito uma série de pedidos de edição de Eternos, mas a Disney não quis realizar essas alterações.
Eternos teve 9 cenas pós-créditos cortadas, incluindo uma mais apimentada; entendaO novo filme da Marvel discretamente foi removido dos sites desses países do golfo Pérsico (localizado no Oriente Médio). Apesar da remoção de sites dos países mencionados, ele ainda está listado entre os títulos que serão lançados em breve, até mesmo com ingressos disponíveis para compra, nos Emirados Árabes Unidos. Disney e Marvel Studios ainda não comentaram ou confirmaram sobre esse banimento.
Por que Eternos da Marvel foi banido de três países?
Ainda que o motivo para Eternos não chegar aos cinemas na Arábia Saudita, no Kuwait e no Catar não tenha sido confirmado oficialmente, fontes do The Hollywood Reporter sugerem que a decisão provavelmente foi tomada por causa da inclusão de um casal gay no filme com o primeiro super-herói gay do Universo Cinematográfico Marvel, que se trata de Phastos (interpretado por Brian Tyree Henry). Inclusive, temos uma cena de beijo gay entre Phastos e seu marido Ben (Haaz Sleiman). Tudo isso mostra como Eternos é um exemplo de representatividade no cinema de super-heróis, contando com um elenco diverso e inclusivo, com representantes asiáticos, negros e latinos, sem contar que ainda apresenta a primeira heroína com deficiência auditiva da Marvel (Makkari, interpretada por Lauren Ridloff).
Para quem não sabe, a homossexualidade ainda é oficialmente ilegal golfo Pérsico e, por isso, filmes com representação LGBTQ+ costumam ser retirados do lançamento no cinema. No ano passado, a animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica da Pixar foi banido no Kuwait, Omã, Catar e Arábia Saudita por causa de uma única linha que fazia referência a um relacionamento lésbico. Uma rede regional de cinemas explicou que os Eternos foram banidos, mas disse que não haviam sido informados do motivo.
Eternos: Kevin Feige afirma que super-herói gay é só o começo de representatividade na MarvelEm várias entrevistas, a diretora Chloé Zhao – que se consagrou no Oscar 2021 ao levar dois prêmios por Nomadland, incluindo Melhor Diretora – comentou sobre seu desejo de não alterar o filme, principalmente cenas com Phastos, seu marido e seu filho. “Para posicionar aquela família naquela situação específica e para que aquele momento pareça autêntico e real ... o público tem que sentir isso para se importar. Caso contrário, não há sentido em colocar isso na tela porque eles não sentem isso”, disse ao IndieWire.
Eternos acompanha a história e saga dos Eternos, uma raça de seres imortais que viveram na Terra em segredo por milhares de anos e moldaram sua história e civilizações. Porém, depois dos eventos de Vingadores: Ultimato (2019), uma tragédia inesperada os força a sair das sombras para se reunirem contra o inimigo mais antigo da humanidade, os Deviantes.
Eternos está em exibição nos cinemas do Brasil.