Vingadores: Ultimato (2019) foi um grande marco para o Universo Cinematográfico Marvel ao encerrar a Saga do Infinito, que se estabeleceu ao longo de 11 anos na Marvel Studios. O filme bateu todos os recordes de bilheteria e mostrou todos os heróis se reunindo para a batalha final contra o vilão Thanos (Josh Brolin). Mesmo com algumas mortes importantes em Ultimato, tudo poderia ser ainda mais chocante para o público: originalmente, todos os seis Vingadores originais iriam morrer ao longo do filme.
Em Vingadores: Ultimato, após Thanos eliminar metade das criaturas vivas em Vingadores: Guerra Infinita (2018), os heróis precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) vagando perdido no espaço sem água nem comida, o Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans) e a Viúva Negra/Natasha Romanov (Scarlett Johansson) precisam liderar a resistência.
Quando Vingadores 5 vai ser lançado? Kevin Feige fala do próximo encontro dos heróis na MarvelTodos os Vingadores originais morreriam em Ultimato?
Vingadores: Ultimato foi desenvolvido durante muitos anos pelos diretores Anthony Russo e Joe Russo e os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely para ser o grande evento do MCU até aquele momento. De acordo com o livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe (A História da Marvel Studios: A Criação do Universo Cinematográfico da Marvel), Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, propôs originalmente a morte de todos os membros originais dos Vingadores no filme.
"O argumento inicial de Kevin foi que se tratava de Toy Story 3 – um conceito de que 'todos eles vão pular juntos em uma fornalha', revela Joe Russo. A reação dos irmãos foi que não havia maneira de a história ser capaz de reservar um tempo para celebrar cada um deles, e que, para os fãs, era um cenário impossível sair do cinema e processar tudo isso", revela o livro de Tara Bennett e Paul Terry (via Screen Rant), que também conta que a Marvel não queria luta entre Homem de Ferro e Capitão América em Guerra Civil.
Essa ideia de matar Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) – que se reuniram pela primeira vez em Os Vingadores (2012) – em Vingadores: Ultimato seria ousada e imprevisível, mas ao mesmo tempo frustrante para o público, pois esses personagens dificilmente receberiam uma despedida adequada para todos os seus anos. Isso mudaria completamente o Universo Cinematográfico Marvel e, por isso, os irmãos Russo foram contra o objetivo original de Kevin Feige.
Ainda assim, Ultimato reservou momentos chocantes e despedidas emocionantes para o público, com a morte de Tony Stark/Homem de Ferro para derrotar Thanos, a aposentadoria de Steve Rogers/Capitão América depois que ele viaja no tempo (onde teve seu próprio final feliz) para devolver as Joias do Infinito e retorna idoso e, claro, o sacrifício da Natasha Romanoff/Viúva Negra para que seu amigo Clint Barton conseguisse obter a Joia da Alma em Vormir. Os personagens remanescentes Thor, Hulk e Gavião Arqueiro permanecem no Universo Cinematográfico Marvel para mais histórias, com seus retornos programados para Thor: Love and Thunder, série da She-Hulk e série do Gavião Arqueiro, respectivamente.