Minha conta
    Quem foi o ator que matou Brandon Lee acidentalmente? Relembre o caso
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Nas filmagens de O Corvo, em um caso parecido com o de Alec Baldwin, o ator Michael Massee acabou, acidentalmente, matando Brandon Lee.

    Nesta sexta-feira (22), amanhecemos com a triste notícia que um acidente no set do filme Rust, envolvendo o ator Alec Baldwin e a diretora de fotografia Halyna Hutchins, acabou levando a óbito a cineasta, ferindo, também o diretor do longa, Joel Souza.

    Apesar de não ser recorrente, infelizmente, situações fatais acontecem nas gravações das produções, sejam por acidente ou até mesmo por negligência da produção. Em 1993, em um dos casos mais famosos da indústria cinematográfica, o ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, faleceu durante as filmagens do filme O Corvo.

    Em uma cena em que o ator Michael Massee dispara uma pistola, Lee levou um tiro na barriga das chamadas armas cinematográficas, normalmente usadas em filmagens de cenas com armas de fogo. Nesse tipo de tomada, a equipe de gravação costuma recorrer a esse tipo de armamento, que são armas comuns com munições de festim — munições modificadas, sem a bala, contendo apenas o cartucho e a pólvora.

    No caso de Brandon Lee, no lugar de balas de festim, a arma estava carregada com duas balas verdadeiras, atingindo o ator, que foi levado ao hospital e morreu 12 horas depois. Infelizmente, ninguém da equipe havia checado o objeto antes da cena.

    Aquaman 2: Jason Momoa sofre acidente no set e vai precisar passar por cirurgia

    OUTROS ACIDENTES FATAIS JÁ OCORRERAM EM FILMAGENS

    A morte de Brandon Lee não foi a primeira e nem a última que aconteceu durante as filmagens de longas-metragens. Em 1982, durante as gravações de Twilight Zone: The Movie (no Brasil, lançado como No Limite da Realidade), Vic Morrow morreu decapitado quando um helicóptero em cena perdeu o controle. Além dele, dois atores de 6 e 7 anos também ficaram feridos, morrendo na hora.

    Nas gravações de filmes mais famosos, Conway Wickliffe, que fazia parte da equipe de efeitos especiais, morreu no set de Batman - O Cavaleiro das Trevas, em 2007. Conway estava no banco de trás de um carro, que acabou batendo em uma árvore, durante as filmagens do longa, na Inglaterra. Já em Deadpool 2, em 2017, a dublê Joi “SJ” Harris — primeira negra a se tornar piloto profissional de motociclismo nos Estados Unidos — perdeu o controle da moto, colidindo com uma janela de vidro e morrendo no processo.

    Um ano depois, em 2008, no set de Jumper, um dos preparadores de set, David Ritchie, faleceu após um enorme bloco de gelo, areia e terra escorrer e cair em cima de parte da equipe de filmagem. David morreu na hora e outras duas pessoas ficaram feridas.

    Outro caso famoso é o da morte do dublê Kun Lieu, em Os Mercenários 2. O acidente ocorreu na Bulgária, durante uma cena de explosão, deixando, também, outro dublê ferido. Em mais um óbito de dublê, John Bernecker acabou falecendo ao cair de uma altura de 9 metros, durante as filmagens da série The Walking Dead, em 2017. Bernecker chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu.

    Além desses, também ocorreram acidentes fatais em A Volta dos Mosqueteiros, longa de 1989, e com o músico Justin Carter, na gravação de um de seus videoclipes. Ficamos na torcida para que não tenhamos mais esse triste tipo de notícia daqui para frente. 

    facebook Tweet
    Back to Top