Após um trailer emocionante, as expectativas para o lançamento de Spencer, protagonizado por Kristen Stewart, são altas. Previsto para chegar aos cinemas brasileiros no dia 11 de novembro, o longa já teve algumas sessões especiais em alguns países, e enquanto a aprovação por parte da crítica segue em alta - cerca de 91% no Rotten Tomatoes -, parece que alguns fãs da Princesa Diana não estão curtindo nem um pouco a maneira como ela foi retratada no filme. O jornal britânico The Sun conversou sobre o longa com especialistas admiradores da Lady Di que foram enfáticos em suas avaliações em torno de uma possível representação desrespeitosa da princesa.
Spencer: Kristen Stewart teve aulas com conselheiros da realeza para interpretar a Princesa DianaDe acordo com a descrição de algumas cenas do filme na reportagem, pode-se esperar algumas sequências bastante polêmicas e dramáticas, como a que Diana cogita se jogar de uma escada e outra na qual ela tem um surto de choro na frente de William ainda criança. Também é citada uma cena com sugestão de masturbação e outra em que Diana chega a alucinar em decorrência de sua bulimia. Ingrid Seward, editora-chefe da revista monarquista britânica Majesty Magazine, disse: “É realmente cruel retratá-la assim. É totalmente desnecessário. William e Harry ficarão muito zangados e magoados com isso. Eles vão achar horrível que sua mãe esteja sendo retratada em um filme tão grande dessa forma. ”
Já o biógrafo real e especialista Penny Junor concordou e acrescentou: ‘É completamente gratuito. Tudo o que posso dizer é, coitado do William. Precisamos deixar a Diana em paz, com um mínimo de respeito e dignidade. Sei que o William estava lá quando ela estava infeliz, mas o filme me parece factualmente incorreto”. Em outra cena intensa, vemos William à beira das lágrimas implorando à mãe para jantar com ele depois de se trancar no banheiro após tentativas explícitas de se machucar. Diana, então, aparece com as bochechas manchadas de rímel e pergunta ao filho se ele viu Camilla Parker Bowles na igreja na manhã de Natal.
Spencer: Kristen Stewart teve "conexão espiritual" com Princesa Diana nas gravações do filme cotado ao Oscar 2022Spencer se passa durante um fim de semana em Sandringham House, no ano de 1991, em que a princesa Diana vivencia a infelicidade e problemas conjugais com o príncipe Charles em um feriado de natal da família real — antes que as dificuldades em seu casamento fossem reveladas publicamente no livro de Andrew Morton, Diana: Her True Story, lançado em 1992.
Dirigido pelo cineasta chileno Pablo Larraín, sob o roteiro de Steven Knight, o filme tem o elenco formado por Jack Farthing (Príncipe Charles), Jack Nielen (William), Freddie Spry (Harry), Stella Gonet (Rainha) e Richard Sammel (Philip). Exibido nos principais festivais como Veneza e Toronto, o longa-metragem chega aos cinemas brasileiros em 11 de novembro.