Jake Gyllenhaal voltou aos holofotes com a estreia de O Culpado, novo suspense que vem batendo ponto no Top 10 da Netflix. Mas o ator americano tem uma longa e aclamada carreira, com filmes de sucesso que vão desde o cult Donnie Darko até o romance O Segredo de Brokeback Mountain – passando, claro, por O Abutre, Os Suspeitos e Amor & Outras Drogas. Ainda que considerado um dos melhores nomes de sua geração, Gyllenhaal foi esnobado pelo Oscar inúmeras vezes, e muitas de suas performances não são tão lembradas quanto deveriam. Entre elas está Por um Sentido na Vida, comédia romântica que protagoniza ao lado de Jennifer Aniston.
O Culpado: Suspense da Netflix foi filmado em apenas 11 dias durante a pandemia; entendaNo longa de 2002, Justine Last (Aniston) é uma mulher frustrada com seu casamento, já que seu marido apenas pensa em fumar maconha com seu amigo Bubba (Tim Blake Nelson). Cansada do atual relacionamento, ela acaba se envolvendo com Holden Worther (Gyllenhaal), um colega de trabalho que acredita ser Holden Caufield, narrador do livro O Apanhador no Campo de Centeio. Além de ter que lidar com a personalidade de Holden, a vida de Justine se transforma completamente após seu marido descobrir que ela o está traindo.
Gyllenhaal, que nunca escondeu seu antigo crush pela estrela de Friends, contou ao The Howard Stern Show que gravar as cenas de sexo com Aniston não foi nada fácil. "Foi uma tortura, sim. Mas também não foi uma tortura. Quer dizer, foi uma mistura do dois", disse o ator. "Cenas de amor são esquisitas, porque há talvez 30, 50 pessoas assistindo. Isso não me excita".
Como são feitas as cenas de sexo na ficção? Bridgerton e Normal People usaram o mesmo recursoGyllenhaal descreveu a filmagem como "estranhamente mecânica". "É uma dança, você está fazendo uma coreografia para a câmera. “Você pode mergulhar nisso, mas é como uma cena de luta, você tem que coreografar essas cenas.”
Ainda segundo o ator, as sequências íntimas foram feitas usando a chamada "técnica do travesseiro". "Isso foi apenas preventivo e geralmente é usado quando gravamos na horizontal", explicou. “Na verdade, foi uma sugestão de Jennifer. Ela foi muito gentil em propor isso antes de começarmos. Ela estava tipo, ‘vou colocar um travesseiro aqui’", lembrou Gyllenhaal.