Você provavelmente nem deve lembrar, mas lá em 2007 a DreamWorks lançou a animação Bee Movie - A História de uma Abelha. Em meio a tantas animações que marcaram época, essa produção não se tornou tão inesquecível. Ao longo dos últimos anos, a internet percebeu o quão estranho era um filme infantil sobre uma espécie de relacionamento romântico entre uma abelha e uma mulher humana. Agora, o co-roteirista e estrela do filme, Jerry Seinfeld, demonstrou certo incômodo com o tema e resolveu se desculpar pelas cenas com conotação sexual.
Sabia que existe uma estampa de camiseta com todo o roteiro de Bee Movie - A História de uma Abelha?Para quem não se lembra da animação, Steinfeld interpreta Barry B. Benson, uma abelha que se formou recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos.
Durante uma recente entrevista concedida ao apresentador Jimmy Fallon, o ator, produtor e roteirista comentou sobre as polêmicas envolvendo o filme. "Peço desculpas pelo que parece ser um certo aspecto sexual desconfortável e sutil em Bee Movie", disse Seinfeld. "[Isso] realmente não foi intencional, mas depois que foi lançado, percebi que não era apropriado para crianças. Porque a abelha parecia ter uma queda pela menina, e não queremos levar isso como uma ideia no entretenimento infantil”, continuou.
15 personagens de animações da Disney que seriam rivais“Nós realmente não queremos difundir essa ideia em um entretenimento infantil”, concluiu Seinfeld sobre a questão. Essa não é a primeira vez que alguém envolvido na produção do filme fala sobre essa polêmica. Em 2017, quando a produção completou 10 anos, o diretor Steve Hickner deu uma entrevista ao jornal The New Statesman: “Era apenas amizade. Talvez na cabeça do Barry ele até possa ter pensado… Mas jamais haveria nada sexual ou qualquer coisa do tipo”, insistiu o cineasta.
Além de toda essa questão, o filme segue um caminho legal quando Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça. Depois que foi lançado, o filme, é claro, serviu de inspiração para a criação de vários memes que circulam nas redes sociais até hoje. Para quem quiser assistir, ele está disponível no Telecine e na Netflix, que aliás liberou na última semana todos os episódios da série Seinfeld, que traz Jerry como protagonista.