Inicialmente, Marighella seria lançado em 20 de novembro de 2019, no Dia da Consciência Negra. Mas a estreia acabou cancelada porque o filme – primeiro dirigido por Wagner Moura – não pôde cumprir a tempo todos os trâmites da Ancine. Muito se falou sobre censura por parte do órgão, e o longa foi adiado para 14 de maio de 2020. A pandemia de Covid-19 impediu que isso acontecesse, empurrando o evento para 14 de abril de 2021 – o que também nunca se realizou. Três tentativas depois, Marighella acaba de ganhar uma data oficial para chegar aos cinemas brasileiros: 4 de novembro.
O lançamento marca, portanto, 52 anos do assassinato de Carlos Marighella pela Ditadura Militar Brasileira. Estrelado por Seu Jorge, o filme se passa justamente em 1969, quando o político e guerrilheiro baiano escolhe agir contra o regime autoritário. À frente de um dos maiores movimentos de resistência da época, Marighella tenta divulgar sua luta para o povo brasileiro, denunciando o horror da tortura e o perigo da repressão.
Marighella: "O Brasil tem esse poder de apagar sua História", diz Bruno Gagliasso sobre importância do filme (Exclusivo)Enquanto lidera uma experiência radical de combate, o homem procura cumprir a promessa de reencontrar seu filho, de quem por anos se manteve distante como forma de protegê-lo. Seu principal opositor é Lucio (Bruno Gagliasso), policial que o rotula como inimigo público nº 1. À medida que o cerco se fecha, Marighella caminha para um fim trágico, sem tempo a perder com o medo. Morre o mártir, mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens que defendem a revolução.
Vale lembrar que o longa, rodado em 2017, foi exibido pela primeira vez no Festival de Berlim 2019, onde lotou a sessão e recebeu aplausos de pé. Em seguida, passou por importantes mostras cinematográficas internacionais, como as de Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo e Cairo. Ao todo, foram 30 exibições em países dos cinco continentes.
Festival de Berlim 2019: "Temos não só o direito, mas a obrigação de resistir", explica Wagner Moura sobre MarighellaMarighella terá pré-estreias a partir do dia 1 de novembro em todo Brasil. O elenco ainda conta com Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros.