Em março, foi o de Berlim. Em julho, o de Cannes. Uma semana atrás, o de Veneza. Agora é o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) que chega ao fim. O evento acontece desde o dia 9 de setembro, na cidade canadense que lhe dá nome, e serve como porta de entrada para a temporada de premiações – com filmes que provavelmente estarão na corrida pelo Oscar 2022. Neste sábado (17), a 46ª edição anunciou, portanto, seus grandes vencedores. E o destaque da noite ficou com Belfast, dirigido e escrito por Kenneth Branagh.
Vencedor do TIFF People's Choice Award, o longa é ambientado na Irlanda do Norte, no final dos anos 1960, e acompanha o jovem Buddy (Jude Hill) enquanto ele navega por um cenário de luta da classe trabalhadora, mudanças culturais radicais e violência civil. Buddy sonha com um futuro glamoroso que o levará para longe dos problemas, mas, nesse meio-tempo, encontra consolo no carismático Pa (Jamie Dornan) e em Ma (Caitriona Balfe).
Belfast reúne traços biográficos da infância de Branagh na cidade que dá nome ao filme. Por isso, o diretor o considera como um dos mais pessoais de sua carreira, que inclui produções como Assassinato no Expresso do Oriente, Cinderela, Thor e Thor: Ragnarok. "Foi gravado boa parte em Belfast, intercalando entre passado e presente", contou aos alunos da Queen's Film Theatre, em 2020. "Espero que os espectadores notem o humor e se emocionem. É a visão de um garoto de nove anos – viciado em filmes – para uma situação de conflito", completou.
A obra fez sua pré-estreia nos Festivais de Telluride (Colorado, EUA) e agora no de Toronto. Já o lançamento mundial está previsto para 12 de novembro. O elenco de Belfast ainda é formado por Judi Dench e Ciarán Hinds.