O ano era 2001, e o pequeno Frodo Bolseiro iniciava sua missão épica pela Terra Média, encarregado de proteger um anel mágico de forças malignas. Duas décadas depois, a trilogia dirigida por Peter Jackson continua dando o que falar – e, inclusive, vai ganhar uma série de orçamento milionário no Amazon Prime Video. Baseada nos livros de J.R.R. Tolkien, a franquia se tornou a mais premiada na história do Oscar, com 30 indicações e 17 vitórias ao todo.
O Senhor dos Anéis: Série do Prime Video faz mudança inusitada e não agrada o Frodo originalEm recente entrevista ao podcast ReelBlend, Elijah Wood, intérprete do lendário Hobbit, revelou qual o seu filme preferido entre A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Para o ator americano, o primeiro capítulo da saga ocupa um lugar especial em seu coração – sobretudo por causa da experiência que viveu durante as gravações. "A sensação de filmar A Sociedade do Anel sempre foi extraordinária por causa da dinâmica de grupo. Especificamente, para mim, era passar um tempo com os quatro Hobbits como uma unidade, o que era tão adorável, e todos nós éramos tão próximos", conta.
Wood parece se lembrar especialmente dos momentos que compartilhou com os colegas de elenco no set. "Estar com Viggo [Mortensen], Sean Bean e Orlando [Bloom], ter toda aquela união e trabalhar junto em algumas daquelas sequências foi sempre emocionante", afirma. E explica: "Há algo sobre essa Sociedade [do anel], a conexão e a coesão que eles têm, o início dessa jornada que então se fragmenta e se torna tantas coisas diferentes a partir de As Duas Torres."
Viggo Mortensen dá conselho para ator que interpretará jovem Aragorn na série de O Senhor dos AnéisTal fato não diminui o carinho de Wood pelos demais filmes. "Eles são incríveis, são dinâmicos e superemocionais. Mas há algo realmente mágico em A Sociedade do Anel, que é tão bonito. Então sim, esse continua sendo meu favorito da trilogia", completa. A sintonia foi tamanha que os nove atores da irmandade marcaram a pele com a mesma tatuagem – com exceção de John Rhys-Davies, intérprete do anão Gimli, que delegou a tarefa ao seu dublê, Brett Beattie. Escrita em língua élfica, a palavra tatuada quer dizer justamente "nove".
Vale destacar que, além de concorrer na categoria principal do Oscar, A Sociedade do Anel recebeu outras 12 indicações ao prêmio – entre elas, a de melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante (Ian McKellen como o mago Gandalf). O longa é até hoje um dos melhores do gênero fantasia de acordo com os espectadores e também um dos melhores lançados em 2001.
SOBRE O QUE É A SÉRIE DE O SENHOR DOS ANÉIS?
A série do Prime Video vai se passar durante a Segunda Era do universo criado por Tolkien, já depois do surgimento da Terra Média, mas milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e A Sociedade do Anel. Mesmo com poucas informações sobre a trama, podemos esperar rever paisagens icônicas como as Montanhas Nebulosas, ou personagens inesquecíveis como a elfa Galadriel (vivida por Cate Blanchett nas telonas e agora por Morfydd Clark).
O Senhor dos Anéis: Gandalf vai aparecer na série do Amazon Prime Video?O elenco ainda inclui dois atores de Game of Thrones: Joseph Mawle, que encarnou o Tio Benjen, e Robert Aramayo, que deu vida ao jovem Ned Stark. Já Peter Jackson não está envolvido no projeto, que tem como showrunners John D. Payne e Patrick McKay (roteiristas de Star Trek: Sem Fronteiras).
A estreia da 1ª temporada de O Senhor dos Anéis está marcada para o dia 2 de setembro de 2022, com exclusividade no Amazon Prime Video. A 2ª temporada foi confirmada antes mesmo do início das filmagens, mas ainda não tem previsão de estreia.