Após 11 dias de programação com dezenas de filmes novos exibidos antes de entrar em circuito nos cinemas, o Festival de Veneza 2021 encerra hoje e consagra Happening (L'événement, no título original), como o grande vencedor do Leão de Ouro de melhor filme. Dirigido por Audrey Diwan, o filme francês se passa nos anos 60 e aborda a problemática do aborto ilegal e ausência de direitos das mulheres para com seus próprios corpos.
Happening é uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux e conta a história de Anne (Anamaria Vartolomei), uma brilhante estudante universitária no início dos anos 1960 na França, que vê sua emancipação ameaçada ao engravidar. Sem opções legais disponíveis, ela tenta encontrar uma maneira de abortar ilegalmente.
Em discurso de agradecimento pelo prêmio dado ao segundo filme de sua carreira como diretora, a cineasta Audrey Diwan declarou: “Fiz este filme com raiva, com desejo, com minha barriga, minhas entranhas, meu coração e minha cabeça. Me sinto ouvida esta noite!”
Enquanto Happening venceu a mais importante categoria do festival italiano, o prêmio Leão de Prata de Melhor Direção foi para Jane Campion, pelo filme neofaroeste da Netflix, The Power of the Dog, estrelado por Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst. Entre os principais destaques da noite também estão Maggie Gyllenhaal como vencedora de Melhor Roteiro por A Filha Perdida, protagonizado por Olivia Colman e Dakota Johnson, e Penelope Cruz, que foi consagrada como Melhor Atriz por seu trabalho em Madres Paralelas. Confira a lista completa de vencedores da seleção de 2021!
Todos os vencedores do Festival de Veneza 2021
Leão de Ouro de Melhor Filme
Happening, de Audrey Diwan
Grande Prêmio do Júri
The Hand of God, de Paolo Sorrentino
Melhor Diretor
Jane Campion, por The Power of the Dog
Melhor Ator
John Arcilla, por On The Job: The Missing 8
Melhor Atriz
Penelope Cruz, por Madres Paralelas
Melhor Roteiro
Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
Melhor Jovem Ator
Filippo Scotti, por The Hand of God
Prêmio Especial do Júri
Il Buco, de Michelangelo Frammartino
Leão do Futuro para Melhor Filme de Estreia
Imaculat, de Monica Stan e George Chiper-Lillemark
Veneza Horizons — Mostra secundária
Melhor Filme
Pilgrims, de Laurynas Bareisa
Melhor Diretor
Eric Gravel, por Full Time
Prêmio Especial do Júri
The Great Movement, de Kiro Russo
Melhor Ator
Piseth Chhun, por White Building
Melhor Atriz
Laure Calamy, por Full Time
Melhor Roteiro
Peter Kerekes e Ivan Ostrochovsky, por 107 Mothers
Melhor Curta-Metragem
Los Huesos, de Cristobal Leon e Joaquin Cocina