Lançado em 2019, o live-action de Rei Leão pode ter desagradado o público, mas deu o que falar naquele ano e se tornou a sétima maior bilheteria da história do cinema – superando, inclusive, Os Vingadores (2012). Não à toa, o remake dirigido por Jon Favreau vai ganhar uma continuação comandada por Barry Jenkins (oscarizado por Moonlight). E a crítica que lute, pois o novo projeto vai manter a polêmica estética hiperrealista que transformou os simpáticos animais da animação original em criaturas sem expressão facial.
Qual é o melhor live-action da Disney?Anunciado em setembro de 2020, O Rei Leão 2 vai adentrar um terreno inexplorado pela Disney, contando a origem de Mufasa e de seu irmão Scar. Ainda não há mais detalhes sobre a prequela; sabe-se apenas que vai mostrar os dois leões em sua juventude e seu percurso até virarem grandes rivais. O roteiro impressionou Jenkins pela qualidade e chegou a ser comparado a O Poderoso Chefão 2, na medida em que se volta para o passado de seus protagonistas e amplia a trama iniciada em 1994.
“Como ajudei minha irmã a criar dois meninos durante os anos 90, eu cresci com esses personagens", explicou o diretor em entrevista publicada pelo Deadline. E ressaltou a importância do filme em sua carreira: “Ter a oportunidade de trabalhar com a Disney na expansão desse magnífico conto de amizade, amor e legado enquanto continuo meu trabalho retratando a vida e a alma das pessoas da diáspora africana é um sonho que se tornou realidade.”
As novidades envolvendo o prelúdio não param por aí. Ontem, o portal divulgou os dois nomes escolhidos para liderar o elenco de dubladores: Kelvin Harrison Jr. e Aaron Pierre. O primeiro vai interpretar Taka, a versão de Scar antes de ganhar sua cicatriz e virar o icônico vilão do desenho animado. O segundo vai encarnar o pai de Simba, Mufasa, cuja morte trágica ainda não foi superada pelos fãs.
Teoria aponta que Scar teria devorado Mufasa em O Rei Leão!Pierre apareceu recentemente em The Underground Railroad, série de Jenkins para o Amazon Prime Video, e também no filme Tempo, de M. Night Shyamalan. Já Harrison Jr. é conhecido por sua atuação em filmes como Os 7 de Chicago, As Ondas e Ao Cair da Noite. Vale lembrar que, na refilmagem de 2019, Chiwetel Ejiofor e James Earl Jones dublaram, respectivamente, Scar e Mufasa.
Com o retorno do roteirista Jeff Nathanson, a produção de O Rei Leão 2 já começou, mas não há previsão de estreia. Seu antecessor, que arrecadou mais de US$ 1,6 bilhão em todo o mundo, está disponível no Disney+.