Crepúsculo é uma daquelas franquias teens que dividem opinião até os dias de hoje. Apesar disso, é impossível negar que os filmes apresentaram uma série de talentos, alguns não conseguiram se destacar em Hollywood, enquanto outros conseguiram consolidar muito bem as suas carreiras. No caso dos protagonistas, Taylor Lautner sumiu das telonas, mas promete voltar em novo projeto da Netflix, Robert Pattinson está prestes a protagonizar o novo filme da DC, The Batman, enquanto Kristen Stewart se tornou uma verdadeira estrela em ascensão.
Crepúsculo: Como Kristen Stewart foi responsável pela escalação de Robert PattinsonVampiros e lobisomens têm sido o assunto de muitos livros, filmes, programas de TV e mais por décadas, mas nada pode se comparar ao que Stephenie Meyer fez em sua série de romances “Crepúsculo”. Os livros contam a história do romance problemático entre o vampiro Edward Cullen e a mortal Bella Swan, que teve que superar uma série de obstáculos para que eles pudessem finalmente ficar juntos, literalmente, para sempre.
Os livros se tornaram um fenômeno mundial, e não demorou muito até que Hollywood pôs seus olhos neles e os trouxe para a tela grande. A saga Crepúsculo foi lançada entre 2008 e 2012, com o livro final, Amanhecer, dividido em dois filmes. A franquia deu uma cara a todos os personagens que os fãs conheciam dos livros, e enquanto a maioria do elenco não era exatamente iniciante quando foram escalados, Crepúsculo certamente deu um grande empurrão em suas carreiras.
Vale lembrar que por muito pouco o trio de protagonistas poderia ter sido completamente diferente. Se dependesse de Stephenie Meyer, Henry Cavill era a escolha perfeita para ser Edward Cullen. Enquanto para o papel de Bella Swan, nomes como Jennifer Lawrence, Lilly Colins e Sara Paxton foram cogitados para o elenco. Mas a verdade é que fica até difícil imaginar uma versão de Crepúsculo sem Kristen Stewart.
Crepúsculo: Você sabia que Taylor Lautner quase perdeu o papel de Jacob por motivo inusitado?Kristen Stewart e sua carreia em ascensão
A carreira de Stewart começou em 2001 no filme dramático Encontros do Destino, mas seu papel decisivo foi o de Sarah Altman em Quarto do Pânico em 2002. No entanto, Bella Swan a tornou um nome amplamente conhecido, e embora a Saga Crepúsculo fosse bastante exigente, ela ainda foi capaz de trabalhar em outros projetos, foram Férias Frustradas de Verão, The Runaways - Garotas do Rock, Corações Perdidos, A Branca de Neve e o Caçador e Na Estrada, mas nenhum deles alcançou o mesmo sucesso que a história de Edward e Bella. Assim que a saga Crepúsculo chegou ao fim, Stewart ficou longe de produções de grande orçamento e sucessos de bilheteria e se concentrou em projetos menores, principalmente filmes independentes, os dramas Marcados pela Guerra e Acima das Nuvens, pelos quais suas performances receberam aclamação da crítica, muito diferente da reação ao seu tempo como Bella Swan.
O próximo projeto de Stewart foi Para Sempre Alice, que também foi um sucesso com os críticos, e a ajudou a continuar reconstruindo sua carreira pós-Crepúsculo. Depois disso, a sequência de sucessos de crítica de Stewart atingiu um obstáculo quando ela protagonizou American Ultra: Armados e Alucinados, Anestesia e Quando Te Conheci, mas recuperou o elogio da crítica com os filmes Certas Mulheres, Café Society e Personal Shopper. Stewart encontrou seu lugar no cinema independente com histórias com uma forte base dramática, em vez de filmes de grande orçamento, cuja principal preocupação é trazer de volta grandes números de bilheteria, o que também a ajudou a mudar a imagem que o público tinha dela. No entanto, ela voltou às grandes produções com As Panteras e o terror de ficção científica Ameaça Profunda, que, embora não conseguisse se conectar com os críticos e espectadores, ainda lhe rendeu muitos elogios.
Kristen Stewart dá A MELHOR resposta para os haters que criticam CrepúsculoFilmes independentes deram a Stewart a liberdade que Crepúsculo nunca deu para mostrar seu alcance e a profundidade emocional que ela pode trazer para seus personagens, o que os espectadores duvidaram que ela fosse capaz depois de Bella Swan se mostrar uma personagem extremamente rasa, o que não é culpa de Stewart, mas sim dos roteiristas.Todos esses papéis diferentes pós-Crepúsculo mudaram a perspectiva que os críticos e espectadores tinham de Kristen Stewart como uma atriz unidimensional e deram a ela a chance de mostrar o que ela pode fazer com seu trabalho, o que abriu uma variedade de portas para ela .
Não se sabe se Kristen Stewart fará um retorno completo aos sucessos de bilheteria em algum momento. Em um horizonte próximo, ela interpretará a princesa Diana no filme Spencer que tem previsão de lançamento ainda para 2021. Mas também, não é como se ela precisasse voltar a fazer blockbusters, já que ela encontrou seu lugar em produções menores com histórias bem estruturadas e personagens que têm mais profundidade do que aquela que fez dela um nome famoso.