Diários de Intercâmbio é o novo filme de Larissa Manoela na Netflix. A jovem atriz, revelação do cinema brasileiro, atua ao lado da comediante Thati Lopes (Porta dos Fundos, Socorro, Virei uma Garota!). Se você assistiu ao filme da Netflix, provavelmente está se perguntando: o que é nióbio? O metal que Taila vive falando no filme é real? E é verdade que existe muito no Brasil? Confira abaixo!
Qual é a história de Diários de Intercâmbio, filme de Larissa Manoela e Thati Lopes?
Gravado no Rio de Janeiro e em Nova York, Diários de Intercâmbio acompanha Barbara (Larissa Manoela), uma menina que sonha em viajar o mundo. Sem dinheiro, ela descobre que é possível fazer intercâmbio para trabalhar de au pair nos Estados Unidos — isso significa morar na casa de uma família norte-americana, cuidando do filho deles, enquanto tem seus estudos financiados por eles. Barbara resolve arrastar sua amiga Taila (Thati Lopes), que luta contra o domínio anti-imperialista, para ir junto. Mas as duas não imaginavam os desafios, as situações constrangedoras e o choque cultural que viriam pela frente.
Lançamentos da Netflix em agosto de 2021: Conheça os 32 filmes que entram no catálogo!O que é o Nióbio e o que ele tem a ver com o filme da Netflix?
Em Diários de Intercâmbio, Taila, interpretada por Thati Lopes, é uma garota empoderada, consciente, anti-imperialista (até o momento em que ganha um iPhone) e que a todo momento exalta as qualidades do Brasil — especialmente a grande reserva de nióbio existente no nosso país, fato que não é tão amplamente divulgado assim.
Nióbio é um metal utilizado para fortalecer ligas metálicas, somente 100 gramas dele são o suficiente para tornar a liga de uma tonelada de ação mais forte e maleável. Supercondutor elementar, ele é usado em carros, turbinas de avião, pontes, aparelhos de ressonância magnética e diagnósticos de imagem, usinas nucleares, mísseis e até foguetes. Devido a seu aspecto lustroso, ele também é utilizado na confecção de joias.
Fuja: Trigoxina existe? Conheça os efeitos do remédio de Chloe no filme na NetflixNo Brasil, temos ricas reservas de nióbio, o correspondente a 98,2% de toda a quantidade no mundo. Muitas não foram exploradas, pois a demanda comercial ainda não é tão alta, e o metal não é raro. Durante as últimas eleições presidenciais, o mióbio ganhou fama na mídia, com o presidente Jair Bolsonaro exaltando as propriedades do mineral durante a reunião do G20.
Segundo uma reportagem publicada na revista Galileu em 2019, o nióbio não é tão salvador da pátria, como acredita a personagem de Thati Lopes em Diários de Intercâmbio. A reportagem relatou que o mineral não é tão precioso quanto o ouro e não salvará o Brasil se não houver diversificação no quadro de produtos explorados pelo país. Além disso, a extração das reservas ainda não exploradas de nióbio, localizadas no Amazonas, poderão gerar mais impactos na Amazônia.
No filme da Netflix, durante sua estadia em Nova York, Taila acaba descobrindo informações valiosas sobre os políticos brasileiros — incluindo dados sobre a exploração de nióbio. Já pensou se rola uma continuação sobre isso?!
Larissa Manoela trabalha novamente com a Netflix
Depois de Modo Avião — um dos filmes de língua estrangeira mais vistos da Netflix — Larissa Manoela reprisa parceria sucesso com a gigante do streaming em Diários de Intercâmbio, dirigido por Bruno Garotti (Ricos de Amor, Tudo por um Popstar). A atriz também em breve retornará às telas com Além da Ilusão, novela das 18h na Rede Globo.
Diários de Intercâmbio está disponível no catálogo da Netflix.
O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!