O Esquadrão Suicida foi, obviamente, inspirado pelos quadrinhos originais da DC, mas o filme é repleto de referências e easter-eggs, e uma delas foi Os Doze Condenados, filme clássico de ação lançado em 1960. Em publicação postada há algumas semanas, no Instagram, James Gunn compartilhou o pôster do tradicional longa-metragem e afirmou ter se baseado em seu estilo de direção.
Para os fãs de O Esquadrão Suicida, não seria muito difícil encontrar o ponto em comum entre os dois filmes, já que Os Doze Condenados também conta com uma equipe de infratores lutando contra governos totalitários. No clássico dirigido por Robert Aldrich e estrelado por Charles Bronson e Donald Sutherland, o exército dos Estados Unidos recruta criminosos condenados para um esquadrão de elite contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Em troca de seus serviços, eles têm suas sentenças reduzidas.
Soa familiar à Força-Tarefa X, em que o grupo de anti-heróis da DC tem a oportunidade de anular a pena de muitos anos realizando missões para a chefe Amanda Waller. A diferença é que, em caso de descumprimento das regras, a personagem de Viola Davis no filme da DC pode provocar danos letais nos criminosos que descumprirem suas ordens.
O Esquadrão Suicida também teria referência a Looney Tunes
Além de Os Doze Condenados, O Esquadrão Suicida também teria referência a Looney Tunes — especialmente, o Coyote — mas James Gunn achou que seria uma má ideia por dois motivos. Primeiramente, ele acreditava que seria inapropriado colocar algum personagem do desenho infantil em um filme tão agressivo e sangrento.
O Esquadrão Suicida: John Cena de cueca e outros momentos insanos do filme da DCJá o segundo motivo que o fez remover a menção à animação foi porque queria evitar uma espécie de "clubismo". Ele não queria que a homenagem soasse como se estivesse "paparicando" a Warner Bros. (já que ambas as produções fazem parte do estúdio).
"Ele [Rick Flag] ia usar uma camiseta do Coyote que dizia: 'Socorro'. Porque foi isso que ele conseguiu do povo de Corto Maltese. Mas parecia um pouco tipo “só porque é um filme da Warner Bros.” e me senti um pouco estranho. É como se todas essas coisas diferentes se juntassem e eu simplesmente não tinha certeza sobre isso."
O Esquadrão Suicida está disponível nos cinemas brasileiros
O Esquadrão Suicida traz a poderosa Amanda Waller (Viola Davis) reunindo um grupo de vilões para uma missão que nem os super-heróis devem fazer. Nesse caso, eles são enviados para um prédio de experimentos científicos dos Estados Unidos num país latino, antes que os agentes do golpe militar de tal local descubram o segredo que está ali dentro.
Entre os atores que estão de volta à sequência, destacam-se Margot Robbie (Arlequina), Jai Courtney (Capitão Boomerang), Joel Kinnaman (Rick Flag) e Viola Davis, que retorna ao papel da recrutadora Amanda Waller. Quanto aos novos nomes que se juntam ao elenco, estão Idris Elba, Michael Rooker, Storm Reid, Pete Davidson, Taika Waititi, Alice Braga, Jennifer Holland, Sean Gunn e John Cena - que também estará em Velozes e Furiosos 9.