O Universo Cinematográfico Marvel tem mostrado mudanças aos poucos! Em recente entrevista ao Empire Online, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, elogiou a chegada de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis devido à diversidade promovida pelo elenco do filme. Além disso, também afirmou que os fãs sentirão a mesma sensação de pertencimento causada por Pantera Negra.
“Lembro-me de ter visto um vídeo de quando o pôster oficial do Pantera Negra foi lançado oficialmente, e havia alguns jovens no cinema, muito animados para vê-lo, e isso me emocionou também, porque as pessoas estavam entusiasmadas com o filme que nós estávamos fazendo. Ao mesmo tempo, foi uma conquista difícil, porque isso significava que eles nunca tinham visto nada parecido antes. Assim, o Pantera Negra realmente conseguiu expandir a noção de: ‘Todo mundo merece ser retratado dessa maneira extraordinária.’”
Isso provou ser crucial para que a Marvel escolhesse um elenco diverso em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e o diretor do filme, Destin Daniel Cretton, também teve a mesma sensação. Para ele, fazer este filme foi uma oportunidade de retratar a identidade asiático-americana no palco cinematográfico mais grandioso possível.
“Eu cresci com Bruce Lee e Jackie Chan e Jet Li. Mas eu não vi um herói na tela que realmente anda e fala como eu, se veste como eu, ouve a música que eu e meus amigos ouvimos; alguém verdadeiramente asiático-americano. E isso é que foi realmente empolgante para mim, para criar algo que apenas mostre a experiência asiático-americana através dos olhos de um super-herói em formação.”
Kevin Feige quase saiu da Marvel por ausência de diversidade
Kevin Feige prometeu aos fãs de MCU que a quarta fase da franquia seria a mais diversa até agora — até porque, caso contrário, ele teria saído da Marvel Studios. Em entrevista para o jornal The Independent, Mark Ruffalo, intérprete de Hulk, disse que o presidente duramente contra os executivos da Disney para levar o MCU a um lugar inclusivo.
“Quando fizemos os primeiros Vingadores, Kevin Feige me disse: ‘Escute, posso não estar aqui amanhã’”, disse Ruffalo. “E ainda disse: ‘eles não acreditam que alguém irá assistir a um super filme estrelado por mulheres. Então, se eu ainda estiver aqui amanhã, você saberá que ganhei essa batalha.’”
O ator continuou: “Esse foi o ponto de virada para a Marvel. Porque Kevin Feige queria super-heróis negros, mulheres, LGBT. Ele mudou todo o universo da Marvel. Nenhum outro estúdio está sendo tão inclusivo nesse nível. Eles precisam, no entanto. Esta é a porr* do mundo. A cultura está muito à frente da política.”
Shang-Chi chega aos cinemas em 2021
Previsto para chegar às telonas em 16 de agosto, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis acompanha a história de um personagem que esteve presente na Marvel Comics por muito tempo. Ele estreou em 1973 e acabou ganhando seu próprio título solo em 1983. O personagem nasceu na China como filho do vilão Fu Manchu e foi criado pensando que seu pai era um líder benevolente.
Shang-Chi, então, foi treinado em vários estilos de luta, tornando-se um guerreiro habilidoso, e muitas vezes é apontado como um dos melhores lutadores do universo Marvel. Depois que Shang-Chi descobriu a verdadeira natureza de seu pai, ele procurou lutar contra ele e outros malfeitores.
Para o papel do protagonista Shang-Chi, a Marvel escolheu o novato Simu Liu. Outros atores que foram confirmados como parte do elenco incluem Fala Chen como Jiang Li, Meng'er Zhang como Xialing, Ronny Chieng como Jon Jon e Florian Munteanu como Razor Fist.