Exatos 25 anos após chegar às telas pela primeira vez, Space Jam retornou com Um Novo Legado, apostando na mistura marcante entre animação e live-action e recheado de referências e easter eggs a filmes e séries famosos. Quem não ficou nem um pouco feliz com este retorno foi Joe Pytka, diretor do original Space Jam: O Jogo do Século, lançado em 1996. O cineasta detonou o novo filme: “entediante” e “insignificante” foram as palavras mais gentis que ele usou para se referir ao novo longa.
Em declaração ao TMZ, Pytka definiu o novo Space Jam como uma “bagunça desinteressante” e afirmou que nem conseguiu assistir ao filme inteiro de uma vez só, de tão entediado que ficou. Segundo o cineasta, LeBron James não está à altura de Michael Jordan no que diz respeito ao impacto no filme. “Michael Jordan não era apenas o melhor jogador de basquete, ele era a maior celebridade do mundo. LeBron é um atleta incrível e um ator muito bom, mas a verdade é que LeBron não é Michael”, disse.
Space Jam: Um Novo LegadoPara Pytka, um dos grandes problemas da nova versão é que a história não se conecta de verdade à vida de LeBron, como o original fazia com Michael Jordan, cuja participação era aguardada em Space Jam: Um Novo Legado. O restante do elenco também escapou das críticas e as participações especiais no novo filme não agradaram ao antigo diretor. “Não me lembro de nada que Anthony Davis, Damian Lillard ou os outros fizeram”, disse.
Atletas que viraram atores antes de LeBron James em Space Jam: Um Novo LegadoNem o Pernalonga foi perdoado: Pytka disse que a participação do icônico personagem no novo filme foi de partir o coração e que ele não tem absolutamente nada a ver com o desenho original. “Foi algo que prestamos muita atenção no Space Jam original. O novo Pernalonga parece um daqueles bonecos que você compra na lojinha do aeroporto para presentear seu filho quando a viagem de negócios demorou demais”, comparou.
O cineasta criticou a falta e potência da trilha sonora, um aspecto importante da trama original, mas, no fim, fez uma consideração e disse que não ficou “bravo” com Um Novo Legado, apenas acha que é uma porcaria.