Titane, filme francês da diretora Julia Ducournau, é o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021, realizado presencialmente na França entre 6 e 17 de julho. A produção conseguiu um feito histórico na premiação, com Ducournau tornando-se apenas a segunda mulher a ganhar a Palma de Ouro, depois de Jane Campion com O Piano em 1993, mas que dividiu o prêmio com Chen Kaige. Então, ela é a primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro sozinha em Cannes.
Em Titane, depois de uma série de crimes inexplicáveis, um pai se reencontra com o filho que estava desaparecido há 10 anos. Titânio: Metal altamente resistente ao calor e à corrosão, com ligas de alta resistência à tração. Esse é o segundo longa-metragem de Julia Ducournau, depois do aclamado e polêmico Grave (2016). A Crônica Francesa foi o filme mais aplaudido em Cannes 2021, que no elenco tem 6 atores vencedores do Oscar.
O ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021 foi descrito como "uma história de amor e aceitação pela diretora, em entrevista durante a premiação, e causou polêmica entre os críticos por causa de sua abordagem violenta, onde a protagonista faz sexo com um carro. Alguns elogiaram sua originalidade, outros ficaram incomodados pela abordagem frenética e confusa. Fato é que Titane se sagrou o vencedor na avaliação dos jurados, com Spike Lee sendo presidente do júri e que tem como um dos integrantes o diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, de Bacurau, que foi premiado na edição de 2019.
Festival de Cannes 2021 terá três filmes brasileiros na premiação: saiba quais sãoConfira a lista completa dos premiados no Festival de Cannes 2021:
- Palma de Ouro - Titane, da francesa Julia Ducournau
- Grand Prix - dividido entre o finlandês Hytti nro 6 e o iraniano Ghahreman
- Melhor interpretação masculina - Caleb Landry Jones, de Nitram
- Melhor interpretação feminina - Renate Reinsve, de Verdens Verste Menneske
- Melhor diretor - Leos Carax por Annette
- Prêmio do Júri - dividido entre Memoria, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e Ha'Berech, do israelense Nadav Lapid
- Melhor roteiro - Drive My Car, dos japoneses Hamaguchi Ryusuke e Takamasa Oe
Spike Lee se confundiu e anunciou Titane como vencedor antes da hora
O cineasta vencedor do Oscar Spike Lee, presidente do júri, revelou por engano antes da hora o vencedor, depois de uma confusão no início da cerimônia de encerramento no Festival de Cannes 2021. A anfitriã do evento perguntou para Spike Lee, em francês, se ele poderia revelar o “primeiro prêmio” da noite. Ao invés de entender isso como o primeiro prêmio cronológico, Lee consideou como o primeiro lugar da premiação, dizendo: "O filme que venceu a Palma de Ouro foi Titane".
Isso gerou uma confusão e a anfitriã tentou resolver a situação rapidamente passando para o prêmio que deveria ser revelado naquele momento, o de melhor ator para Caleb Landry Jones de Nitram. Spike Lee então a incentivou a falar com ele em inglês para evitar mais confusões, arrancando muitas risadas da platéia presente. Confira o momento abaixo:
Como era de se esperar, o Twitter explodiu de comentários sobre o acontecimento, com os participantes da cerimônia comentando o erro e fazendo comparações com o final do Oscar de 2017, quando Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram por engano La La Land - Cantando Estações como o vencedor de Melhor Filme quando na verdade era Moonlight: Sob a Luz do Luar – uma das maiores gafes na história da premiação.
Festival de Cannes 2021: Sabia que existe um prêmio de melhor cachorro em filme? Vencedores do ano já foram anunciados