Antes mesmo de ser lançado, Um Clássico Filme de Terror foi prometido como um dos títulos mais perturbadores do catálogo da Netflix. Infelizmente, a ideia não foi concretizada. Explicamos mais sobre isso em nossa crítica acerca do projeto dirigido por Robert De Feo e Paolo Strippoli. Mesmo assim, o longa possui inúmeras cenas bem sangrentas e referências a clássicos do cinema de horror.
Na trama, um grupo de turistas sofre um acidente na estrada. Quando acordam, estão no meio de uma floresta aparentemente sem saída. Para piorar, eles descobrem que o local abriga uma seita satânica que realiza assassinatos ritualísticos. Agora, eles precisam correr contra o tempo para escapar da morte. O conceito é bem familiar, né?
Isso porque a produção realmente homenageia inúmeras obras icônicas do gênero. Entre elas, estão Midsommar e O Massacre da Serra Elétrica. Vem entender mais sobre esse assunto que está dando o que falar:
*Atenção, o texto a seguir pode conter pequenos spoilers de Um Clássico Filme de Terror!
Midsommar
De todos os filmes referenciados em Um Clássico Filme de Terror, Midsommar é o que possui a maior presença. Isso porque a cena do banquete com Elisa (Matilda Anna Ingrid Lutz) é praticamente uma recriação quadro-a-quadro da icônica cena de Dani (Florence Pugh) no longa de Ari Aster. Até mesmo a Netflix comentou sobre as semelhanças no Twitter. Confira:
O Massacre da Serra Elétrica
A trama da família do interior que tortura visitantes desavisados soa similar, né? Isso porque a ideia foi introduzida inicialmente em O Massacre da Serra Elétrica (1974). Até mesmo a cena em que Sofia (Yuliia Sobol) bate na porta do casarão macabro ao lado de Elisa lembra o momento em que os jovens do clássico de Tobe Hooper visitam a residência de Leatherface pela primeira vez. Definitivamente um aceno à produção setentista.
10 Filmes de terror clássicos para curtir no fim de semanaO Homem de Palha
O momento em que Sofia (Yulia) e Riccardo (Peppino Mazzotta) são sacrificados pelo culto satânico é extremamente semelhante ao assassinato de Howie em O Homem de Palha (1974). Isso porque a seita no clássico de Robin Hardy constrói até mesmo uma estátua macabra para realizar os homicídios ritualísticos.
Em Um Clássico Filme de Terror, uma grande estrutura de palha também é construída para matar os turistas. Contudo, há um detalhe sangrento: eles utilizam os olhos, orelhas e línguas das vítimas para compor o monumento.
Os 8 filmes mais polêmicos da Netflix que vão te deixar sem palavrasA Bruxa de Blair
Além das referências ao found-footage que ocorrem quando Fabrizio (Francesco Russo) grava a viagem ao Sul da Itália, o grupo de turistas também fica preso em uma floresta sem saída, como se estivessem congelados em um determinado espaço-tempo. Todos esses conceitos são apresentados de forma excelente em A Bruxa de Blair (1999), um dos melhores mockumentaries de todos os tempos. Vale lembrar que ambas as produções retratam os personagens encontrando alguns objetos bem sinistros em meio à mata.
7 filmes de terror arrepiantes na Netflix que você pode ter deixado passar batidoPânico na Floresta
Pânico na Floresta acompanha um grupo de jovens que viajam pela estrada errada, e acabam enfrentando uma família de canibais que os persegue pelos arredores. E em Um Clássico Filme de Terror, os turistas passam exatamente por essa situação, já que estão viajando em uma área onde diversos desaparecimentos foram relatados. E claro, eles também acabam encontrando uma gangue de psicopatas sanguinários.
Netflix vai lançar filmes de terror assustadores em julho; conheça os títulos