A Palma de Ouro não é o único reconhecimento para os filmes indicados ao grande prêmio do Festival de Cannes - a reação do público à exibição da história também é um forte indicativo do desempenho que a produção pode ter fora da premiação. Com isso, A Crônica Francesa, do diretor Wes Anderson, parece ter um futuro mais do que promissor: o longa foi ovacionado em sua estreia e recebeu uma onda de aplausos que durou nada menos do que nove minutos seguidos.
Não à toa, o novo filme do diretor de O Grande Hotel Budapeste já estreou sob fortes expectativas. O lançamento do longa estava programado para acontecer na edição de 2020 Festival de Cannes, cancelada por conta da pandemia e, além do nome do cineasta, chamou a atenção também pelo elenco estrelado: nada menos do que 7 atores vencedores do Oscar foram escalados para a dramédia, que acompanha o dia a dia de um jornal e tem sido destacado pela imprensa internacional como uma carta de amor aos jornalistas.
Festival de Cannes 2021: Novo filme de Karim Aïnouz é aplaudido por 15 minutos em sua estreiaSobre o que é A Crônica Francesa?
Escrito, produzido e dirigido por Wes Anderson, a comédia dramática acompanha um grupo de repórteres expatriados que trabalham em um periódico em Kansas, nos Estados Unidos. A equipe é liderada por um editor interpretado por Bill Murray, que está empenhado na função de trazer os últimos artigos de seus jornalistas.
A trama segue um formato antológico, em que várias histórias paralelas são contadas ao mesmo tempo, sem a presença de um protagonista específico. Além disso, a obra foi inspirada na paixão de Wes Anderson pela revista The New Yorker, uma das publicações mais tradicionais da imprensa norte-americana.
Elenco de A Crônica Francesa em Cannes
A lista de vencedores do Oscar no elenco é longa e conta com Tilda Swinton, Benicio Del Toro, Frances McDormand, Christoph Waltz e Anjelica Huston, além de Bill Murray. Com eles, outros nomes também premiados e já conhecidos da televisão e do cinema também integram o elenco, como Owen Wilson, Elisabeth Moss, Léa Seydoux e Edward Norton.
Entre o elenco mais jovem, dois dos principais nomes da geração mais recente de atores também estão na história: Timothée Chalamet e Saoirse Ronan, repetindo a bem-sucedida parceria que já tiveram em Adoráveis Mulheres e Lady Bird: A Hora de Voar.
O time de atores, aliás, chegou ao Festival de Cannes marcando presença e vieram juntos em um ônibus, onde estavam fazendo uma festa. Durante a salva de palmas ao final da exibição, Timothée Chalamet e Tilda Swinton ainda fizeram uma zoeira - e a atriz colou uma placa com o nome dela nas costas do colega de elenco.