Já virou tradição: todo filme dos estúdios Pixar é cheio de easter-eggs escondidos para os fãs ficarem caçando, ao rever essas animações por diversas vezes. A situação não é diferente com seu mais recente projeto, Luca. Afinal, antes mesmo de estrear, essa história adorada já tinha uma referência escondida em sua antecessora, a oscarizada Soul!
Após seu lançamento, foi só uma questão de tempo até encontrarmos referências bacanas no desenho, inclusive uma associação com Toy Story. Agora, chegou a vez do AdoroCinema listar todos os easter-eggs que aparecem na bela história de dois monstros marinhos que se aventuram pela vila dos humanos em busca de diversão e autodescoberta.
ATENÇÃO: Essa notícia contém SPOILERS de Luca. Leia por sua conta e risco!
Luca tem cena pós-créditos? Entenda o final da animação do Disney+Os easter-eggs da Pixar em Luca
Para começar, é importante ressaltar que Luca tem várias referências à história de Pinóquio, inclusive um exemplar dessa obra aparece dentre os livros de Giulia. Mas essa não é o único objeto relacionado com a Disney nesse local, afinal é possível ver um boneco bem parecido com o Pato Donald no quarto da animada amiga de Luca.
Já um dos diversos barcos que aparecem no filme, ameaçando a paz dos monstros marinhos e peixes, se chama Elena. Na verdade, essa é uma pequena homenagem para a personagem Abuelita Elena, a avó do protagonista Miguel de Viva - A Vida É uma Festa, lançado pela Pixar em 2017. Deu até vontade de cantar "Remember Me", não?
Mitos do Pop: A Teoria Pixar é real?Figrinhas carimbadas da Pixar também aparecem na produção. Durante a corrida de bicicletas no ato final de Luca, é possível ver alguns objetos famosos no cenário dessa aventura — como o caminhão do Pizza Planet (de Toy Story), além da bola da Pixar, escondida num telhado das casas de Portorosso.
Outra tradição da Pixar é a sigla A113, que aparece no bilhete de trem dado para Luca no fim do filme. Quem conhece a história do estúdio, sabe que essa combinação se refere à famosa sala A113 no California Institute of the Arts, onde estudaram grandes nomes da animação como John Lasseter, Brad Bird, Tim Burton e Pete Docter.
Para encerrar esse show de referências à Pixar, é bom prestar atenção no número que aparece no trem do final do longa. Trata-se de 94608, que é o código postal da Pixar Animation Studios em Emeryville, na Califórnia. Para alguns, isso simboliza como Luca irá atrás dos seus sonhos, da mesma forma que muitos sonham em trabalhar no aclamado estúdio de animação.
Os easter-eggs cinematográficos de Luca
Agora, vamos falar de referências relacionados ao mundo cinematográfico em geral. Nas paredes de Portorosso, é possível ver diversos cartazes de filmes clássicos da década de 50. São eles A Estrada da Vida, de Federico Fellini (1954); 20.000 Léguas Submarinas (1954), de Richard Fleischer; e A Princesa e o Plebeu (1953), de William Wyler.
Luca: Por que o novo filme da Pixar está sendo comparado com Me Chame Pelo Seu Nome?Quando Luca e Alberto tentam usar sua vespa criada com diversos objetos aleatórios, Alberto olha para uma foto em um de seus espelhos. É uma imagem do ator Marcello Mastroianni, considerado como um dos maiores atores da Itália, indicado três vezes ao Oscar. Curiosamente, sua filha, Chiara Mastroianni é a dubladora de Daniela, mãe de Luca, na versão francesa do filme.
Essa lista é encerrada com uma bela homenagem para Hayao Miyazaki, já que o diretor de Luca, Enrico Casarosa é grande fã dos projetos do estúdio Ghibli. O nome do vilarejo, Portorosso é uma referência ao filme Porco Rosso: O Último Herói Romântico, de 1992.