Invocação do Mal 3 esteve na lista de lançamentos mais aguardados de 2021 e não decepcionou os fãs, trazendo uma boa continuação para a saga do casal Warren. Quem já conhece a franquia sabe que os filmes se passam no mesmo universo e que até seguem uma ordem dos acontecimentos, mas algumas referências podem ter passado despercebidas: você notou que A Freira aparece no novo filme?
Ao lado de Annabelle, que tem conexão com Invocação do Mal 3, a entidade Valak é uma das grandes vilãs da franquia e também tem sua participação em A Ordem do Demônio. O primeiro momento é no quadro que vimos em Invocação do Mal 2: no filme de 2016, a pintura sinistra surge pela primeira vez, ganha vida e persegue Lorraine (Vera Farmiga).
Quadro de A Freira em Invocação do Mal 3
Agora, ela foi parar no quarto da casa do casal Warren onde todos os objetos amaldiçoados ficam expostos e aparece ao fundo de uma das cenas com Ed (Patrick Wilson). Neste momento, vemos o personagem à frente da pintura de Valak, mas com um novo detalhe: o quadro ganhou uma moldura, adorno que, na mitologia do sobrenatural, serve para aprisionar o espírito maligno e impedir que possa agir.
A Freira: Qual a conexão do filme com a franquia Invocação do Mal?Elenco de Invocação do Mal 3 e A Freira
Se deixarmos a imaginação agir um pouco mais, outro detalhe importante também pode apontar uma conexão entre os dois filmes: a presença da atriz romena Ingrid Bisu, que tem uma participação importante em ambos. Em A Freira, Ingrid interpreta a irmã Oana, que é quem apresenta a história de Valak à irmã Irene (Taissa Farmiga).
A presença da personagem é fundamental para a história porque é pelas palavras dela que a protagonista descobre qual é a origem do espírito, quando surgiu e como Valak age. Depois, descobrimos ainda que Oana era uma espécie de visão percebida por Irene.
Invocação do Mal: 7 momentos mais assustadores nos filmes de terror da franquiaEm Invocação do Mal 3, a atriz interpreta Jessica, a adolescente que matou a amiga a facadas, caso similar ao de Arne e que também é investigado pelos Warren. Assim, a personagem também se torna uma presença importante para o andamento da história e, aparece, inclusive, nas visões que Lorraine tem ao 'viajar no tempo' para o momento da morte de Katie, que continua sendo procurada ao longo do filme e, por fim, encontrada pela protagonista. Vale ressaltar ainda que, embora o filme seja inspirado em fatos reais, esta história das amigas é totalmente ficcional.
Será que a franquia escalaria a mesma atriz para duas personagens com funções tão importantes apenas por coincidência? Fica para a imaginação!