Velozes & Furiosos 9 nem estreou ainda e já está causando polêmicas. Após ter seu evento de lançamento cancelado na China, o ator John Cena pediu desculpas ao povo chinês, mas foi por outro motivo. O astro do cinema e do WWE em breve poderá ser visto no filme como Jakob, irmão de Dom Toretto (Vin Diesel) e novo vilão da franquia de sucesso. Ao divulgar a produção, Cena deu uma entrevista no qual se referiu a Taiwan como um país.
Qual é a controvérsia envolvendo John Cena e a China?
A polêmica começou quando Cena disse que Taiwan seria o primeiro "país" a poder assistir a Velozes & Furiosos 9, em uma entrevista à emissora taiwanesa TVBS. A declaração causou alvoroço no público chinês que insiste em que a ilha de Taiwan, governada pela República da China (RC), seja reconhecida como parte da República Popular da China (RPC) — situação polêmica desde a Guerra Civil Chinesa e a decisão das Nações Unidas de reconhecer a RPC em vez da RC.
Nesta terça-feira (25), Cena postou um vídeo na rede social chinesa Weibo, se desculpando formalmente em mandarim ao povo chinês, que ele aprendeu a falar fluentemente durante sua carreira de lutador profissional.
Velozes & Furiosos 9: Vin Diesel acredita que Paul Walker "enviou" John Cena para interpretar irmão de Toretto (Entrevista)"Cometi um erro, devo dizer agora, muito importante, amo e respeito o povo chinês", disse ele na publicação. "Lamento muito o meu erro. Lamento muito, peço desculpas." No pedido de desculpas, Cena culpa um longo circuito de imprensa, mente cansada e falta de compreensão do mandarim. Confira o vídeo original no Twitter:
Ironicamente, o vídeo de desculpas do ator agora está causando sua própria controvérsia. Alguns vêem o "pedido de desculpas" como Cena apoiando o Partido Comunista Chinês (PCC), cuja reputação autoritária é bastante conhecida. O PCC é igualmente famoso por suas iniciativas de propaganda — especialmente no que diz respeito a grandes celebridades e estúdios.
Alguns comentários em resposta ao vídeo acusaram Cena de não ter sido claro o suficiente em seu pedido de desculpas. "Por favor, diga 'Taiwan faz parte da China' em chinês, caso contrário não aceitaremos", escreveu um usuário do Weibo. Outros foram mais complacentes: "Posso sentir que ele realmente gosta da China... Ele disse a coisa errada e pagou o preço correspondente", afirmou um internauta.
Velozes & Furiosos 9: Curta dirigido por Vin Diesel é importante para entender retorno de Han (Entrevista)Marvel e outras produtoras podem enfrentar censura da China
Casos como o pedido de desculpas de John Cena estão se tornando muito comuns em Hollywood, à medida que a indústria cinematográfica se adequa para não ficar de fora do mercado chinês, um dos mais numerosos e lucrativos do mundo. Filmes e programas de TV já tiveram que cortar falas ou cenas com base nos padrões do PCC, enquanto alguns filmes foram totalmente banidos do país.
Atualmente, rumores apontam que a Marvel Studios enfrenta uma batalha para que seus dois grandes filmes de 2021, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Os Eternos, sendo aceitos na China. Os longas-metragens teriam sido banidos da China, por razões ainda desconhecidas.
Velozes & Furiosos: Como seria o elenco brasileiro da franquia?Qual é a história de Velozes & Furiosos 9?
Velozes & Furiosos 9 segue Dominic Toretto e Letty (Michelle Rodriguez) aproveitando sua vida pacata ao lado de seu filho Brian. Só que a calmaria acaba quando eles são ameaçados pelo passado de Dom: seu irmão Jakob (John Cena), um assassino habilidoso e motorista excelente, que está trabalhando ao lado de Cipher (Charlize Theron), vilã de Velozes & Furiosos 8. Para se defender, Toretto precisa reunir sua equipe novamente, inclusive Han (Sung Kang), que todos acreditavam estar morto. A trama do filme de Justin Lin ainda traz outras perguntas que não querem calar...
O filme está previsto para chegar ao Brasil no dia 22 de julho. Veja onde assistir aos demais filmes da saga de Vin Diesel.