Filmes de ação têm sido, por muitos anos, considerados como um gênero para homens. Seja na direção, equipe, elenco ou público, estes sempre foram centrados no masculino, mas agora essa é uma realidade que tem sido mudada e, agora, mulheres têm assumido cada vez mais o comando de narrativas de ação. Para celebrar não apenas as protagonistas, mas também as cineastas por trás das câmeras, o AdoroCinema preparou uma lista de filmes incríveis dirigidos por mulheres.
O Justiceiro: Em Zona de Guerra
Baseado no personagem dos quadrinhos da Marvel, O Justiceiro: Em Zona de Guerra marcou a reinicialização da franquia de filmes do Justiceiro. A Marvel fez história no cinema quando contratou Lexi Alexander como diretora, tornando-a a primeira mulher a comandar um filme do estúdio. A cineasta alemã-palestina, no entanto, enfrentou problemas como a redução do orçamento do filme e o desejo de criar um tom que mistura violência exagerada e humor, como Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Com o lançamento de O Justiceiro: Em Zona de Guerra, o filme ganhou muitos fãs ao redor do mundo e isso é um ponto positivo. Desde então, com tamanha visibilidade em sua obra, Lexi Alexander tem se manifestado frequentemente para discutir a questão da disparidade de gênero em Hollywood.
O Pacificador
Mimi Leder é o nome por trás de séries como Plantão Médico, The Leftovers e The Morning Show, mas a cineasta também fez grandes filmes de ação para as telonas e um deles é O Pacificador. Lançado em 1997, a história é estrelada por Nicole Kidman e George Clooney, que encarou seu primeiro grande papel principal no cinema, e acompanha um tenente-coronel das Forças Especiais dos EUA e uma cientista que se unem para rastrear ogivas nucleares desaparecidas.
As Panteras
Além de ser protagonizado pelas brilhantes atrizes Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska, As Panteras é dirigido por Elizabeth Banks. No filme, quando um sistema de tecnologia surge com objetivos nada benéficos à humanidade, as panteras, também conhecidas como “Anjos de Charlie” entram em ação pela agência Townsend e colocam suas vidas em risco em nome de um bem maior.
Caçadores de Emoção
Dirigido por Kathryn Bigelow, que também esteve no comando de filmes como Estranhos Prazeres e Jogo Perverso, Caçadores de Emoção se tornou um clássico no gênero de ação após o lançamento em 1991. Estrelado por Keanu Reeves e Patrick Swayze, a trama acompanha um agente do FBI que se infiltra em um grupo de ladrões de banco para investigar suas ações. Enquanto mantém o disfarce, ele desenvolve uma verdadeira amizade com o líder da equipe criminosa.
O longa-metragem se tornou um dos filmes de ação mais populares dos anos 90 e os críticos elogiaram Kathryn Bigelow pelo tom que a cineasta empregou no filme. Causando um grande impacto cultural, Caçadores de Emoção foi considerada por muitos como a obra inspiradora de Velozes & Furiosos.
Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa
Cathy Yan se juntou à DC para dirigir Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa. As cenas de ação foram altamente elogiadas pela crítica, principalmente devido ao fato do longa-metragem ter se inspirado em sequências de Jackie Chan. Estrelado por Margot Robbie, o filme traça a jornada de Harley Quinn como uma anti-heroína independente após romper a parceria amorosa com o Coringa.