Lançado em 2009, Avatar ainda tem presença importante na cultura pop, tanto que o filme de James Cameron, recentemente, recuperou o título de maior bilheteria da história do cinema. Além disso, são aguardadas quatro sequências que prometem investir ainda mais em tecnologias para criar grandes cenas de ação e efeitos especiais. Mas você sabia que um estudo real foi uma das inspirações por trás desse sucesso?
Qual é a história real por trás de Avatar?
A ecologista Suzanne Simard se tornou uma pioneira em sua área quando fez a descoberta que árvores próximas se comunicam entre si, através de trocas de substâncias e fungos em suas raízes. As plantas mais novas vão se conectar à rede das árvores velhas, que lhe passam um pouco de carbono, nutrientes e água para as mudinhas, em momentos cruciais de suas vidas, que realmente vai ajudá-las a sobreviver.
Raya e o Último Dragão, Avatar e outras produções que se passam em mundos fictíciosE no meio de tudo está a "árvore mãe" — com forças misteriosas que conectam e sustentam a vida que a cerca. Pareceu familiar? É que foi essa teoria que inspirou James Cameron a criar a Árvore das Almas e boa parte das ações da natureza no filme Avatar. Inicialmente, a teoria de Simard foi ridicularizada por seus colegas, mas, ao longo dos anos, suas ideias foram reforçadas por comprovações científicas, sendo destaques na área de ecologia. Tanto que Suzanne contou a história de sua descoberta no livro Finding the Mother Tree.
Como Finding the Mother Tree vai virar filme?
Lançado em 2021, Finding the Mother Tree: Discovering the Wisdom of the Forest (ou Encontrando a Árvore-Mãe: Descobrindo a Sabedoria da Floresta, em tradução literal) acompanha a história de sua investigação científica, enquanto faz paralelos com a vida pessoal de Suzanne, mãe de família e sobrevivente de câncer. Ao mesmo tempo, dá uma lição sobre proteger a natureza e se conectar com o universo natural.
Matrix, Avatar e outros filmes clássicos que tiveram continuações tardiasOs direitos de adaptação do livro já foram comprados pelas companhias Bond Group Entertainment e Nine Stories — produtoras de Amy Adams e Jake Gyllenhaal. Além de ajudar nos bastidores, a atriz, indicada a seis Oscars, será a protagonista do filme. Ainda não há informação se o astro de O Abutre e Homem-Aranha: Longe de Casa também irá atuar no projeto. Curiosamente, a dupla já fez uma parceria em Animais Noturnos; outra adaptação, só que, dessa vez, dirigida por Tom Ford.
Por enquanto, Fiding the Mother Tree ainda não tem cronograma oficial, logo não há previsão de lançamento. Já Avatar 2 tem data de estreia marcada para dezembro de 2022, reunindo um elenco formado por Zoe Saldana, Sam Worthington, Kate Winslet, Sigourney Weaver, Edie Falco e Michelle Yeoh.