Com a vitória de Frances McDormand como Melhor Atriz por Nomadland, a veterana do cinema conquistou o seu terceiro Oscar na Categoria, ao lado de Chloé Zhao que também recebeu uma honrosa estatueta pelo filme.
Nomadland: Frances McDormand se preparou de forma inusitada para o filme vencedor do OscarEm Nomadland, McDormand vive uma mulher de luto, que perdeu o emprego formal e passou a experimentar um novo estilo de vida como nômade, trabalhando como freelancer em diversas lojas para garantir seu sustento e contando com a solidariedade de diversos parceiros de estrada. Com três Oscars, a intérprete de Fern se tornou a atriz mais premiada da história? Se não, quem é a felizarda?
Quem é a atriz mais premiada pelo Oscar?
Por incrível que pareça, a mulher mais premiada em 93 anos de história tem 4 estatuetas no total. O título pertence a Katharine Hepburn que, em quase 50 anos, entre 1934 e 1982, conquistou o Oscar de Melhor Atriz em Manhã de Glória, Adivinhe Quem Vem Para Jantar, O Leão no Inverno e Num Lago Dourado. Essas foram as vitórias, sem contar com as outras oito vezes em que foi nomeada à categoria.
Já a segunda mulher mais premiada é a brilhante Meryl Streep, que protagonizou muitas comédias e musicais e venceu como Melhor Atriz em 1983, por A Escolha de Sofia, em 2012, ao estrelar A Dama de Ferro, e venceu como Melhor Atriz Coadjuvante em Kramer Vs. Kramer. Além disso, ela também detém o recorde como atriz mais indicada ao Oscar, com 17 nomeações ao total.
Frances McDormand se junta à Meryl Streep no pódio
Depois de vencer como Melhor Atriz por Fargo em 1997, que foi o seu primeiro Oscar, McDormand só conquistou outra estatueta após 21 anos depois, por seu papel em Três Anúncios Para Um Crime. Ao vencer como protagonista em Nomadland, filme vencedor da maior categoria do Oscar em 2021, a intérprete de Fern venceu seu terceiro prêmio.
Durante a cerimônia do Oscar 2018, Frances McDormand já havia sido responsável por um emocionante momento. Ao final de um discurso muito entusiasmado, em que agradeceu a Martin McDonagh, diretor de Três Anúncios Para Um Crime, Frances McDormand pediu às mulheres indicadas em todas as categorias que se levantassem de suas cadeiras, criando assim um ambiente forte e espontâneo momento feminino no evento.
Próximos projetos de Frances McDormand
Após o sucesso de Nomadland, Frances McDormand já está escalada para outras três produções nas telonas. O primeiro é The French Dispatch, que tinha sido adiado pela pandemia de coronavírus e já teve as filmagens finalizadas. Já o outro filme é The Tragedy of Macbeth, dirigido por Joel Coen que, além de marido da atriz, também foi o diretor responsável por Fargo, filme que rendeu o seu primeiro Oscar.
Outro novo longa-metragem estrelado por Frances McDormand é Women Talking, que foi anunciado recentemente e conta a história de um grupo de mulheres em uma colônia religiosa isolada na Bolívia, enquanto lutam para reconciliar sua fé com uma série de agressões sexuais cometidas pelos homens do local.