Hoje em dia, os heróis da Marvel têm tanta influência na cultura pop que fica até difícil lembrar do início desta jornada. Principalmente, se o mesmo personagem foi interpretado por mais de um ator. O exemplo mais marcante é o Hulk, não é mesmo? Mark Ruffalo fez um Bruce Banner tão adorado que o povo esquece como foi Edward Norton quem viveu o personagem em O Incrível Hulk. Provando que também existe existe jornalismo investigativo no meio cultural, o AdoroCinema te conta o que aconteceu para gerar tal mudança de atores:
Marvel: Atores que você esqueceu que estavam no Universo Cinematográfico MarvelPor que Edward Norton deixou de ser o Hulk?
O ano era 2008. O Universo Cinematográfico Marvel começa com Homem de Ferro, estrelado por Robert Downey Jr., mas também prepara o lançamento de seu segundo projeto: O Incrível Hulk, com Edward Norton como protagonista. A nova versão de Bruce Banner fez um sucesso modesto (US$ 264 milhões), mas é considerado uma evolução comparado ao Hulk de Eric Bana, cinco anos antes. Porém, a situação nos bastidores não foi tão tranquila... Com uma reputação de temperamento difícil em Hollywood, Edward Norton fez questão de reescrever o script do filme, além de opinar em diferentes fases do projeto, inclusive na pós-produção.
Logo, quando a Marvel estava convocando todos os seus heróis para aparecer em Os Vingadores, o chefão Kevin Feige soltou uma declaração em 2010, dizendo que iam reescalar o papel de Bruce Banner: "Tomamos a decisão de não trazer Ed Norton de volta no papel de Bruce Banner em Vingadores. Nossa decisão não é tomada por fatores monetários, mas sim enraizada na nossa necessidade de um ator que personifique a criatividade e o espírito colaborativo presente em nosso elenco talentoso."
Hulk: Relembre todos os atores que interpretaram o herói nos cinemasEm resposta, a equipe de Norton veio em defesa do ator contra "os maléficos e acusatórios comentários" de Feige. Eles deram a entender que o motivo da separação foi financeira, após semanas de discussões amigáveis com a Marvel. Já em 2014, Edward deu sua versão da história, dizendo que "experimentou o que desejava" com Hulk e "não queria ter associação com algo que afetasse a dedicação de um ator". Ele ainda ressaltou que, se tivesse ficado com o papel de Banner, provavelmente teria perdido outros trabalhos significativos de sua carreira como Moonrise Kingdom e Birdman (que lhe rendeu sua terceira indicação ao Oscar).
Como Mark Ruffalo substituiu Edward Norton?
Curiosamente, Mark Ruffalo foi a escolha original do diretor Louis Leterrier em O Incrível Hulk, mas a Marvel não teria aprovado a decisão, por desejar um ator com nome mais conhecido, que ajudasse a engrenar o Universo Cinematográfico Marvel, como Downey Jr. e Norton. No verão norte-americano de 2010, Feige anunciou que o ator de De Repente 30 ia assumir o personagem Hulk, que sempre se mostrou bastante animado com o projeto. Ruffalo também declarou que isso não prejudicou seu relacionamento com Norton.
Mulher-Hulk: Conheça a super-heroína da Marvel que vai ganhar série no Disney+Desde então, Mark Ruffalo apareceu em alguns filmes da Marvel, como Os Vingadores, Era de Ultron, Thor: Ragnarok, Guerra Infinita e Ultimato. Apesar de ter sido aprovado pelos fãs, seu Bruce Banner nunca ganhou seu próprio filme, pois os direitos das aventuras solos de Hulk ainda são da Universal Pictures. Porém, o personagem irá aparecer novamente na série She-Hulk, protagonizada por Tatiana Maslany. A série ainda não tem previsão de lançamento no Disney+.