O Cinema Especial desta quarta-feira (28) vai exibir Invasão. No enredo, após o assassinato de seu pai Isaac, Shaun Russell viaja para a casa em que ela cresceu com seus dois filhos, a filha Jasmine e o filho Glover. Shaun pretende liquidar a propriedade de seu pai e vender a residência localizada remotamente, que tem vários recursos de segurança, incluindo um monitor remoto portátil. No período em que os sistemas estavam offline, sem que a família soubesse, quatro criminosos se instalaram na casa e, posteriormente, fizeram-os de refém.
O filme é dirigido por James McTeigue, que também foi responsável por comandar V de Vingança, Ninja Assassino e as séries Marco Polo e Sense8. Já o elenco é formado por Gabrielle Union, Billy Burke, Ajiona Alexus e Seth Carr. Para saber mais sobre o filme antes de assistir, confira algumas curiosidades a seguir.
Palavrão em cena
A Motion Picture Association, associação comercial que representa os maiores estúdios de cinema, proibiu o uso de palavrões no filme, abrindo exceção apenas para um. O diretor James McTeigue teve que cortar diversas cenas e escolher apenas uma para colocar palavrão, considerando que é um filme de crime e suspense e ele precisava para aprimorar a narrativa. Em entrevista ao site Collider em 2018, o cineasta reclamou da ordem:
“Os palavrões fazem parte do vernáculo agora, mas se continuarmos a não permitir os palavrões, provavelmente sangraremos. As gerações futuras serão tipo: ‘Lembra quando costumávamos usar a palavra 'fod**' o tempo todo?’”
Premissa similar à Corra!
O filme de ação e suspense teve inspiração em Corra!, longa-metragem estrelado por Daniel Kaluuya e dirigido por Jordan Peele. Com a premissa de trazer o protagonismo e heroísmo negro para a tela em um assustador e eletrizante suspense, Invasão explora questões raciais sem estereótipos e com um elenco principal formado majoritariamente por pessoas negras.
Jordan Peele, diretor de Corra!, tem grande importância no protagonismo negro no cinemaProtagonista comparada à heroína
Gabrielle Union vive a personagem principal e chegou a comparar seu papel com o de uma heroína da Marvel e da DC, devido ao esgotamento e incrível força materna necessária para proteger os filhos. Ela disse:
“[No filme, sou] uma mãe zangada. Fomos capazes de fazer essa super-heroína. Mesmo que Shawn não seja de Wakanda, ela invoca seu vibranium interno, e ela grita quando a vida de seus filhos está em jogo. E temos que, de alguma forma, colocá-la no universo Marvel ou DC porque ela é uma super-heroína. E ela provavelmente tem sido uma super-heroína todos os dias de sua maldita vida: magicamente agradando a si mesma com recursos insuficientes, sem receber o mesmo pagamento, com falta de reconhecimento e ainda assim sendo excelente.”