Daniel Kaluuya foi consagrado como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar 2021 por seu papel como Fred Hampton em Judas e o Messias Negro. Vencedor da mesma categoria no BAFTA, SAG Awards, Globo de Ouro e Critic's Choice Awards, o ator de Corra! era uma das principais apostas para a categoria, em que disputou com Lakeith Stanfield, Sacha Baron Cohen, Leslie Odom Jr. e Paul Raci.
Em seu discurso de recebimento da estatueta, Kaluuya homenageou Fred Hampton, líder do movimento Pantera Negra nos Estados Unidos. “Que homem, como somos abençoados... Vivemos em uma vida onde ele existiu... Muito obrigado por me mostrar que há muito trabalho a fazer. Isso é para todos nesta sala. Este não é um trabalho para um único homem. Eu olho para cada um de vocês. Temos trabalho a fazer.”
Em Judas e o Messias Negro, a história gira em torno da traição ocorrido no núcleo do movimento Panteras Negras. Na trama, o personagem de Lakeith Stanfield, William O'Neal foi capturado pela polícia e, para se safar da prisão, foi obrigado a se infiltrar na luta racial para conseguir informações sobre Fred Hampton, com o objetivo de frustrar seus planos e assassiná-lo.
Oscar 2021: Confira todos os vencedores da premiação; Nomadland e Meu Pai são os grandes destaquesTrabalhos de Daniel Kaluuya
Daniel Kaluuya ficou mundialmente famoso por estrelar Corra!, thriller psicológico dirigido pelo vencedor do Oscar, Jordan Peele, mas sua carreira tem outros trabalhos importantes. Além de Judas e o Messias Negro, o ator estrelou Queen & Slim, Kick Ass 2, O Retorno de Johnny English e esteve em Pantera Negra como o personagem W'Kabi. Atualmente, o astro está escalado para o novo filme The Upper World, cuja trama gira em torno de um homem que se torna capaz de ver o passado e o futuro.