Fuja está fazendo muito sucesso desde que foi lançado no catálogo da Netflix, sendo considerado um dos filmes de suspense mais tensos disponíveis na plataforma de streaming. Muito comparado com a minissérie The Act – que é baseada em uma história real assustadora –, o filme protagonizado por Sarah Paulson acompanha Chloe (Kiera Allen), uma adolescente em cadeira de rodas que sofre com diversas doenças e acredita que sua mãe, Diane (Paulson) está guardando um segredo obscuro. Mas, você sabia que muitos atores mentiram sobre serem cadeirantes para fazer o teste e conseguir o papel principal de Fuja? Revoltante, não é mesmo?
Fuja: O que acontece no final do filme de suspense na Netflix? EntendaEm uma entrevista ao MovieMaker, o diretor e roteirista Aneesh Chaganty, o co-roteirista Sev Ohanian e a produtora Natalie Qasabian discutiram sobre o processo de escalação para o papel de Chloe e deixaram claro que nunca tiveram dúvidas sobre o desejo de um ator que realmente use uma cadeira de rodas para o papel. Durante suas buscas na internet, o co-roteirista Ohanian conta como alguns atores mentiram sobre serem cadeirantes para conseguir um teste:
"Vimos algumas jovens que se apresentaram como pessoas com deficiência. E nós pensamos, uau, eles são muito talentosos ... mas alguém os pesquisou no Instagram. Havia vídeos deles andando na praia, tipo, duas horas atrás", explicou Sev Ohanian. Inaceitável, não é mesmo?
Como o papel de Chloe foi escolhido em Fuja?
Esses encontros apenas os deixaram ainda mais determinados a encontrar o ator certo para o papel, e Kiera Allen – uma estudante de 20 anos da Universidade de Columbia cujo único crédito anterior era o curta-metragem Ethan & Skye, de 2014 – acabou se encaixando perfeitamente no perfil. Quer saber mais sobre e atriz? Conheça a história surpreendente por trás da protagonista do filme de suspense.
A equipe de produção de Fuja avisou para a atriz que o papel exigiria um trabalho sério de dublê junto com a entrega emocional típica de um suspense eletrizante, e ela respondeu com um vídeo de seu treinamento em uma bicicleta de mão ao som de Rocky Balboa. A determinação dos cineastas em encontrar novos talentos parece ter valido a pena, afinal, o desempenho de Allen acabou sendo muito elogiado pela crítica.
Em Fuja, Kiera Allen vive Chloe, uma jovem que apresenta cinco doenças graves – asma, diabetes, arritmia cardíaca, hemocromatose e paralisia – e vive em um abiente totalmente controlado por sua mãe, Diane.
As doenças de Chloe estão no centro da trama do filme, que mostra o relacionamento de mãe e filha, mas tudo começa a ficar "estranho" assim que Chloe percebe que Diane está tentando dar a ela uma nova pílula misteriosa.
Fuja: Entenda todas as doenças de Chloe no filme de suspense na NetflixO filme acaba aproximando o público mais da realidade com representação na tela de uma pessoa com deficiência, ou seja, priorizando a experiência vivida – o que infelizmente muitas equipes criativas de Hollywood ainda não praticam em suas produções. Isso, soma-se, ao trabalho eficiente ao retratar essas doenças graves que a personagem Chloe sofre. Confira a crítica de Fuja feita pelo AdoroCinema!
O diretor Aneesh Chaganty e seus parceiros criativos Sev Ohanian e Natalie Qasabian sabem muito bem trabalhar com limitações criativas. Seu primeiro trabalho, Buscando..., de 2018 – um filme estrelado por John Cho que demorou anos para ficar pronto –, contou a história da busca de um homem por sua filha desaparecida inteiramente por meio de telas de computadores e smartphones. Em Fuja, eles filmaram principalmente dentro de uma única casa, contando uma história sobre o desejo de sair de casa que acabou sendo muito mais relevante do que eles pretendiam por causa da pandemia.
Fuja está disponível no catálogo da Netflix.