Premiado no Festival de Sundance, Buscando... é um filme que conquistou a atenção do público por sua premissa emocionante, junto com um trabalho de edição ousado. Afinal, o espectador acompanha tudo que está acontecendo apenas pela tela de um computador — entrando para uma seleta lista de longas que vão além da simples comunicação verbal. Mas você sabia que, justamente por tal feito, o projeto demorou anos para chegar aos cinemas?
O que é Buscando...?
Buscando... acompanha a história de David Kim (John Cho), um pai viúvo que busca, desesperadamente, saber o paradeiro de sua filha, Margot (Michelle La), que desapareceu de forma inesperada. Com a ajuda da detetive Vick (Debra Messing), ele decide investigar todas as redes sociais da jovem, na tentativa de achar alguma informação que o ajude, numa corrida contra o tempo.
Tal filme foi a estreia de Aneesh Chaganty na direção e demorou apenas 13 dias para ser gravado. Tendo dito isso, a pós-produção levou mais de dois anos para ser finalizada, só permitindo o lançamento do projeto em 2018. Acontece que Seaching... (no original) demandou um extenso trabalho de edição e animação. Pois, apesar de usar visuais de aplicativos e programas famosos na internet, a equipe responsável teve que criar todos os layouts e designs do zero.
Buscando…: Diretor assume inspiração em Up - Altas Aventuras (Entrevista)
Isso ainda vale para seu lançamento internacional: Para as versões alemã, espanhola, francesa, russa, italiana e brasileira do filme, cada tela de computador, telefone e televisão foi recriada em sua respectiva linguagem. E isso também conta cada frase digitada na tela.
E a pré-produção também foi trabalhosa: antes das filmagens, Chaganty se juntou com o produtor Sev Ohanian e os editores para criar uma primeira versão de Buscando..., onde o diretor interpretava todos os personagens. Esse corte serviu de molde para equipe e elenco fazerem seu trabalho na hora das gravações.
Aneesh Chaganty vai lançar filme na Netflix
Bem, o resultado valeu a pena! Com um orçamento de menos de US$ 1 milhão, o longa arrecadou quase US$ 80 milhões nas bilheterias mundiais; Buscando... ainda ganhará uma continuação, contando uma nova história com personagens diferentes, mas seguindo o mesmo formato, usando apenas telas de computador e celular.
Lançamentos da Netflix em filmes para abril de 2021Além disso, Aneesh Chaganty é o diretor de um dos principais lançamentos da Netflix nesse primeiro semestre: Fuja, um suspense estrelado por Sarah Paulson. A trama acompanha uma adolescente cadeirante que acredita como sua mãe está escondendo algo sombrio. A estreia acontece no dia 2 de abril.