Ter crianças no elenco costuma ser sinônimo de dores de cabeça na hora das filmagens, mas contar com elas em produções de terror e suspense costuma gerar bons efeitos na plateia. Afinal, todo mundo fica meio "maluco" de ver esse símbolo da inocência, de alguma forma, ligado ao mal.
Um dos exemplos mais famosos é a Regan de O Exorcista. Na época, Linda Blair realmente chocou o mundo com uma performance avassaladora. O resultado ficou tão bom que a menina chegou a ser indicada ao Oscar Melhor Atriz Coadjuvante em 1974.
Aliás, a jovem só não levou o prêmio por polêmicas envolvendo a sua atuação. Na época, foi descoberto que Linda apenas dublava as vozes demoníacas quando estava possuída. Mesmo assim, ela venceu uma estatueta no Globo de Ouro pela mesma categoria.
A estrela é apenas uma entre diversas personalidades que encarnaram algumas das crianças mais arrepiantes da sétima arte. Confira a seguir:
1. Mama
Produzido pelo cultuado cineasta Guillermo del Toro, o terror Mama causa momentos arrepiantes por conta das pequenas e sinistras Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nelisse). Elas insistem em se comunicar com uma entidade, digamos, invisível e carinhosamente batizada de Mama. O filme é estrelado pela badalada atriz Jessica Chastain.
10 atores da Marvel que estão em filmes de terror assustadores2. O Exorcista
Obrigatório em qualquer lista de filmes assustadores, O Exorcista também faz parte dos títulos que tiveram um anjo inocente assustando na sala escura. Um de seus maiores diferenciais em relação aos outros títulos, talvez, é que a atriz Linda Blair ficou tão marcada pelo papel que acabou sofrendo para seguir carreira e, praticamente, sumiu. Agora, ela faz parte dos atores que tentaram uma carreira em Hollywood e não conseguiram.
Baseado no livro de William Peter Blatty, a produção foi dirigida por William Friedkin e conta a história de Regan (Blair), uma menina que de um dia para o outro acaba sendo possuída por um demônio. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som, teve ainda mais oito indicações e três sequências.
15 atores que conquistaram o Oscar injustamente3. A Profecia
Taí um exemplo claro (ou seria escuro?) de como explorar a inocência contida na figura de uma criança pode ser - realmente - apavorante. No clássico A Profecia, dirigido por Richard Donner, é quase impossível não sentir a adrenalina do pai vivido por Gregory Peck, diante da maldade em forma de anjo que ele acabou colocando dentro de casa, no colo de sua esposa.
Na história, o menino Damien (Harvey Stephens) foi adotado pelo pai sem que a mãe soubesse, logo após a morte do verdadeiro filho deles na maternidade. Cheio de cenas envolventes, uma delas é marcante: nunca um simples corte de cabelo e a visão do número 666 foi tão "adrenalizada" no cinema. Imperdível e enlouquecedor.
4. Os Outros
Os irmãos Anne e Nicholas se mudam para uma casa nova na companhia da mãe (Nicole Kidman). O lugar escolhido é isolado, mas adequado para acomodar as crianças que não podem ter contato com a luz do dia. Para evitar riscos, a casa vive na escuridão, mas algumas regras acabaram sendo quebradas e a rotina da família mudou diante de misteriosos acontecimentos.
5 filmes com finais surpreendentes5. O Chamado
A menina Sadako foi jogada pela mãe em um poço e desde então uma estranha maldição mata, após sete dias, todos os que assistem uma misteriosa fita no aparelho de vídeo-cassete. Depois de perder uma sobrinha e saber da morte de outras pessoas pelo mesmo mal, uma jornalista decide investigar o caso e acaba vivendo uma aterrorizante corrida contra o tempo.
O Chamado e outros filmes de terror com maldições assustadoras6. A Órfã
Taí um filmezinho de 2009 que surpreendeu muita gente e não foi por acaso. Dirigido por Jaume Collet-Serra, um cara até então conhecido pelo mal sucedido (mas cultuado) A Casa de Cera (2005), A Órfã chegou com uma história bem interessante sobre uma menina que foi adotada por um casal super gente boa (Vera Farmiga e Peter Sarsgaard), abalado pela perda prematura de um terceiro filho.
Esther Coleman (muito bem interpretada por Isabelle Fuhrman) chega como um anjinho na casa, mas aos poucos vai botando suas garras de fora, tocando o maior terror na vida de todos, casal e filhos. O filme arrecadou cerca de US$ 77 milhões ao redor do mundo e por aqui foi adotado por quase 109 mil espectadores.
7. O Anjo Malvado
Muito lembrado por seus filmes engraçados, como o inesquecível Esqueceram de Mim, ou açucarados, como Meu Primeiro Amor, o astro mirim Macaulay Culkin fez esse suspense no início dos anos 90 e nem todo mundo lembra. Mas o longa vendeu mais de US$ 60 milhões no mundo e rendeu para ele uma indicação com Melhor Vilão no MTV Movie Awards.
Em O Anjo Malvado, ele dá vida ao terrível Henry Evans, que transforma a vida do próprio primo Mark num pesadelo cascudo. Na pele do tal primo, já se notava o talento de um pequeno e novinho Elijah Wood, bem antes de imaginar que um dia viria a se tornar famosão como Frodo, da trilogia O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel.
8. Colheita Maldita
Você pode até não ter visto o filme, mas pode já ter experienciado o desprazer de encarar essa foto tranquila de Isaac Chroner (John Franklin) no suspense Colheita Maldita. O longa é uma adaptação do livro de Stephen King e nele , o moleque do mal chega numa cidade do interior e vai dominando a criançada com sua pregação de que os adultos precisam ser mortos para adubar a terra com sangue.
9. O Sexto Sentido
"Eu vejo pessoas mortas". Se você nunca viu O Sexto Sentido, certamente, já deve ouviu essa frase em algum outro filme. Ela foi dita pelo pequeno Cole, abaixo, interpretado por Haley Joel Osment neste clássico do suspense, dirigido por M. Night Shyamalan, que deve ter levado um susto com tamanha popularidade conquistada.
15 finais alternativos que mudariam totalmente nossos filmes preferidos10. A Entidade
A Entidade é sobre um escritor de livros policiais que tem o assustador hábito de basear suas histórias em fatos reais. Passando por uma crise criativa, ele entra numa de alugar uma casa onde uma família inteira foi assassinada. Só que o cara esconde esse "detalhe" da própria família. Aos poucos - e aos sustos - ele vai descobrindo que existe uma estranha relação entre o crime e outros já ocorridos. E tudo indica que eles foram cometidos por crianças, motivadas pela tal entidade sinistrona.
30 filmes de terror e suspense inspirados em fatos reais11. Atividade Paranormal 3
O primeiro filme da franquia já falava do passado das irmãs Katie e Kristi. Mas foi em Atividade Paranormal 3 que o mistério veio à tona numa trama bastante assustadora e, claro, com elas ainda crianças. O pai delas fica griladão com uma imagem que aparece em um filme caseiro e sai instalando câmeras pela casa. O resultado da ideia vai mudar suas vidas.
Reboot de Atividade Paranormal, filme de terror assustador, vai estrear direto na Paramount+ em 202212. Poltergeist
"Siga a luz, Carol Anne!!" Olha aí outra frase que acabou sendo repetida algumas vezes e até citada de outras formas em produções posteriores. Poltergeist - O Fenômeno foi indicado a três categorias no Oscar: Melhor Trilha Sonora, Efeitos Sonoros e Efeitos Especiais. O sucesso tem muito a ver com a presença da pequena Heather O'Rourke que deu vida a Carol Anne, personagem que marcou muita gente por conta de seus "amigos imaginários" diante da tela da TV cheia de chuviscos.
Angus Cloud, Chadwick Boseman e outros atores que morreram muito jovens13. O Orfanato
Eis aí mais um exemplo que conta com a (boa) presença de mais de uma criança para dar um toque sinitro à trama. O pequeno Simon foi morar com sua família em um orfanato abandonado. Neste mesmo lugar, sua mãe Laura viveu como órfã e agora ela pretende reformar tudo. Mas a imaginação do moleque começa a deixar a família cada vez mais grilada e motivos não faltam para isso acontecer.
14. Cemitério Maldito
Família se muda para uma casa próxima a uma rodovia e o filho caçula deles, o pequeno Gage acaba sendo atropelado por um caminhão e morre. Arrasado, o pai toma a insana decisão de enterrar o filho em um cemitério indígena com o estranho poder de trazer os mortos de volta à vida. Mas ele não fazia ideia de que estaria despertando, na verdade, criatura malignas capazes de cometer as maiores atrocidades. Que o diga o moleque, que voltou com o capeta no corpo.
As 5 melhores (e piores!) adaptações de obras do Stephen King15. Sobrenatural
Um moleque sofre um acidente doméstico e acaba entrando em coma profundo, deixando os pais desesperados. A dupla começa a desconfiar do lugar onde moram e resolve se mudar, acreditando que isso poderia ajudar o filhote. Mas o problema não estava na casa e sim na criança. Agora, o casal vai cortar um dobrado para enfrentar um espírito maligno que se apossou dela.
Malignant: Novo filme de terror do James Wan ganha pôster e data de estreia16. Terror em Silent Hill
Baseado no famoso jogo Silent Hill, da produtora Konami, essa é a historia de Sharon, jovem adotada que vive sonhando com a cidade natal, um lugar desabitado devido a um grande incêndio. Sua mãe Rose entra numa de ajudar a filhota levando-a até lá, mas ao chegar um acidente acaba separando as duas, apresentando para a adulta personagens nunca imaginados no pior de seus pesadelos.
Sonic, Final Fantasy e outros filmes baseados em games17. Possessão
Uma misteriosa caixinha de madeira foi comprada por um pai para sua filha. Nela, uma criatura se apodera das pessoas que a possuem para assim ganhar forma humana e ficar mais poderosa. O tal espírito maligno é conhecido como Dybbuk e somente um tipo de exorcismo pode livrar a menina do mal.
18. O Grito
Após a morte de um menino, assassinado pelo próprio pai, seu espírito passa a assombrar as pessoas que frequentam uma casa, agora amaldiçoada. Lançado primeiro no Japão, Ju-On - O Grito (2002) virou O Grito, em 2004, na versão americana estrelada por Sarah Michelle Gellar.
10 filmes que são refilmagens e você não sabia19. A Aldeia dos Amaldiçoados
O cultuado cineasta John Carpenter não resistiu e resgatou o clássicão com crianças do mal tocando o maior terror numa cidade do interior americano. Tomando por base o longa de 1960, A Aldeia dos Amaldiçoados, ele retorna com a história da molecada assustadora que nasceu um tempo depois dos moradores da cidade sofrerem um misterioso desmaio coletivo.
20. Deixe Ela Entrar
O garoto Oskar (Kare Hedebrant) tem apenas 12 anos e vem penando um bocado na escola por conta das provocações dos outros meninos. Bullying a parte, ele acaba conhecendo uma misteriosa vizinha chamada Eli (Lina Leandersson) e começa a nutrir por ela uma curiosa amizade. Ele só não sabia que a nova amiga era também uma perigosa sugadora de sangue alheio, mas agora os laços já estão formados e nem ele sabe ao certo como essa história vai terminar.
21. Caso 39
A pobrezinha e meiga Lilith (Jodelle Ferland) parece estar sofrendo nas mãos de seus pais, mas uma assistente social dedicada (Renée Zellweger) entra no circuito e a salva. Decidida a ajudar, resolve adotá-la, mas tem algo de muito estranho em torno da jovenzinha e o que ela vai descobrir não é nem um pouco carinhoso.
22. Alma Perdida
Lembra do Dybbuc, aquele espírito maligno do folclore judeu presente em Possessão (2012)? Ele também está neste filme de 2009. Em Alma Perdida, a jovem Casey (Odette "Yustman" Annable) passa a ser atormentada pela visão de um menino assustador. A coisa piora quando ela descobre que o tal moleque é o seu irmão gêmeo, morto antes de nascer, e é ele que está por trás de todo de ruim que começa a rolar na vida dela, a não ser que consiga dar um basta no coisa ruim.
23. O Iluminado
Danny tem um amigo imaginário, que se manifesta em seu dedo indicador e, entre outras coisas, insiste em falar "Redrum". Lembrou disso? Danny Lloyd deu vida ao moleque em O Iluminado, protagonizado por Jack Nicholson e dirigido por Stanley Kubrick, que se baseou no livro de Stephen King.
Mel Gibson perto de acertar com sequência de Machete