O que Will Smith e Eddie Murphy têm em comum? Além de serem ótimos atores, terem tido uma carreira em ascensão nos anos 90 e recentemente protagonizarem continuações tardias? Os dois são responsáveis por interpretar mais de um personagem no mesmo filme.
Graças aos efeitos visuais de rejuvenescimento, Smith pôde atuar em dose dupla em Projeto Gemini e fazer uma versão mais nova de si mesmo. Já Murphy aposta no uso de próteses e maquiagem para viver quatro personagens em Um Príncipe em Nova York 2 e sete em O Professor Aloprado.
Mas eles não são os únicos! Confira, abaixo, atores que interpretaram mais de um personagem no mesmo filme.
Um Príncipe em Nova York 2: Estes personagens não estão no filme e você nem percebeuEddie Murphy
Mestre dos filmes de comédia, Eddie Murphy ficou conhecido por assumir vários papéis no mesmo filme. Um Príncipe em Nova York foi a primeira vez que o ator fez isso nos cinemas, ao lado do ator Arsenio Hall. Ele interpretou não só o protagonista Akeem, mas também Randy Watson, um cantor de soul da banda fictícia Sexual Chocolate e dois personagens da barbearia — Clarence, o dono da loja, e Saul, um cliente judeu. Recentemente, voltou a interpretá-los em Um Príncipe em Nova York 2.
Inspirado pelo icônico Peter Sellers, sempre lembrado por múltiplas atuações em produções como Dr. Fantástico e O Rato que Ruge, Murphy seguiu fazendo isso nos seus filmes seguintes, entre eles O Professor Aloprado, Um Vampiro no Brooklyn e o criticado Norbit. Será que ele vai voltar para o novo O Professor Aloprado?
Um Príncipe em Nova York 2: Confira as mudanças do elenco antes e depoisWill Smith
Will Smith fez sua carreira em Hollywood interpretando astros de ação em filmes como Bad Boys e Homens de Preto, mas sem esquecer seu pézinho da comédia que começou em Um Maluco no Pedaço. Se um é pouco e dois é bom, por que não ter Smith em dose dupla? É justamente o que acontece em Projeto Gemini. O ator interpreta um assassino de elite, que está sendo caçado por um jovem matador chamado Junior. E quem é este rapaz? O próprio clone dele! Através da tecnologia inovadora de rejuvenescimento, Will consegue interpretar duas versões de si mesmo, uma atual e outra mais jovem. Leia a crítica.
Filmes com protagonismo negro de todos os gênerosLindsay Lohan
Gêmeos interpretados pelo mesmo ator não é novidade no cinema e nas séries de TV, como são os casos de Tom Hardy em Lendas do Crime, Armie Hammer em A Rede Social e (spoiler) Leonardo DiCaprio em O Homem da Máscara de Ferro. Um dos filmes mais marcantes do gênero, que fez parte da infância de muita gente, foi Operação Cupido. O filme elevou Lindsay Lohan ao estrelato. Com apenas 11 anos de idade, a então atriz mirim interpretou muito bem duas personagens: as gêmeas Hallie e Annie, separadas na infância. Elas se encontram em um acampamento de verão e decidem trocar de lugar. A produção é tão adorável quanto um feito em termos de jogadas de câmera para inserir a "gêmea".
Por onde anda o elenco de Operação Cupido?Michael J Fox
A franquia De Volta para o Futuro já era icônica por sua ideia inovadora. O segundo e o terceiro filmes, que foram gravados simultâneamente, apresentaram uma tecnologia desenvolvida pela Industrial Light & Magic que permitiu a vários atores interpretar diversas versões de si mesmos na tela ao mesmo tempo, sem comprometer o movimento da câmera. Foram os exemplos de Thomas F. Wilson como o velho Biff, os jovens Biff e Griff, e Elisabeth Shue como Jennifer jovem e a velha.
Mas foi quem Michael J. Fox quem teve o trabalho de interpretar quatro personagens: o jovem Marty McFly, o velho Marty, o filho de McFly e até mesmo a filha de Marty, Marlene.