A atriz da saga Harry Potter, Katie Leung, revelou que foi alvo de ataques racistas por parte dos fãs da franquia quando era adolescente e foi aconselhada a negar este fato em entrevistas. A intérprete de Cho Chang foi um dos talentosos jovens a ser alçado à fama por causa do universo criado por J.K. Rowling.
Harry Potter: Por onde anda o elenco coadjuvante dos filmes?Leung, que integrou a saga a partir de O Cálice de Fogo, em 2005, explicou que os fãs de Harry Potter a atacaram online após o anúncio de que ela interpretaria Cho Chang na franquia. A personagem é aluna de Hogwarts, da casa Corvinal, membro da Armada de Dumbledore, namorada de Cedrico Diggory (Robert Pattinson) e interesse amoroso de Harry (Daniel Radcliffe).
Atriz exaltou representatividade da saga Harry Potter, mas lamentou postura dos fãs
Apesar de estar grata de representar a comunidade asiática em uma produção tão grande quanto a saga Harry Potter, Leung explicou que encontrou um site dedicado a protestar contra o elenco e viu várias pessoas que não queriam que ela fizesse o papel.
"Eu estava pesquisando no Google sobre eu mesma em determinado momento, e estava neste site, que era meio que dedicado ao fandom de Harry Potter", disse Leung durante uma entrevista no podcast Chinese Chippy Girl (via NBC News). "Lembro de ter lido todos os comentários. E era muita m* racista".
"Eu estava realmente muito grata por estar na posição em que estava, mas não foi tão bom", continuou a estrela.
A jovem é uma atriz escocesa de ascendência chinesa e tinha apenas 16 anos quando foi escalada para a produção. Agora, com 33 anos, Leung lembrou que não recebeu media training antes das entrevistas e tentou falar com um assessor sobre o assunto.
"Lembro deles me dizendo: 'Olha, Katie, não vimos esses sites de que as pessoas estão falando. E, sabe, se alguém perguntar isso, diga que não é verdade, diga que não está acontecendo'”, comentou ela.
Não está claro se os assessores trabalhavam para Leung ou para a franquia de filmes, que foi produzida pela Warner Bros. Pictures. De acordo com a NBC News, o estúdio não comentou o assunto.