Halloween — dirigido por David Gordon Green — é um dos melhores filmes da franquia criada por John Carpenter. Na trama, Laurie (Jamie Lee Curtis) precisa enfrentar Michael Myers novamente. Desta vez, o psicopata escapa da prisão aos 61 anos de idade. Logo em seguida, vai atrás de sua única vítima que foi capaz de sobreviver.
Na época, a produção foi lançada no ápice do movimento #MeToo. Portanto, a história acabou ganhando uma nova camada, já que mostrava uma mulher empoderada enfrentando o seu abusador.
Além da obra ter todos os elementos capazes de fazer um slasher brilhar, o roteiro possui detalhes riquíssimos que vão agradar os fãs dos longas mais antigos. Tem referências e alguns segredinhos bem sombrios. Confira a seguir:
1. Referência macabra ao primeiro filme
Lembra do quarto infantil que aparece no filme? Nele, há uma luminária com o desenho de um palhaço assassino. A figura é uma referência direta ao Halloween de 1978, onde Michael Myers — ainda criança — mata a sua irmã com uma fantasia de palhaço. Bizarro, né?
6 melhores filmes de terror slasher de todos os tempos2. Créditos finais sombrios
Assim como no primeiro longa dirigido por John Carpenter, os créditos finais de Halloween (2018) não revelam quem interpretou Michael Myers na produção. O ator é apenas chamado de “A Forma”.
3. Televisão narra os acontecimentos do primeiro longa
Em determinada cena, um apresentador de televisão narra os acontecimentos do primeiro filme, afirmando que um psicopata matou babás em um bairro americano. A chamada do noticiário é “O homicídio das babás”. Agora adivinha só? Esse seria o nome original da produção de 1978 dirigida por Carpenter. Contudo, o produtor Irwin Yablans convenceu o cineasta a renomear a obra para “Halloween”, já que o lançamento aconteceria no Dia das Bruxas.
6 filmes de terror adaptados de lendas urbanas assustadoras que vão te deixar sem dormir4. A data de lançamento esconde uma mensagem subliminar
Nos Estados Unidos e Reino Unido, Halloween foi lançado no dia 19 de outubro de 2018. Essa é a data em que Michael Myers nasceu.
5. Música sombria foi cantada por Jamie Lee Curtis em 1978
Há uma música tocando na cena em que o menininho e o pai descobrem um acidente de ônibus na estrada. Essa canção é cantada por Laurie (Jamie Lee Curtis) no primeiro filme.
Filmes de terror com pais que tentam melhorar a relação familiar sem muito sucesso6. Endereço da casa original de Myers
Em determinado momento, os policiais do filme recebem um chamado afirmando que há uma ocorrência na Rua Meridian 707. Esse era o endereço real da casa de Michael Myers na obra de 1978. Porém, para despistar curiosos, a produção acabou trocando o local por uma residência que ficava há algumas quadras de distância. Agora imagina o trabalho que o roteirista não teve para descobrir isso.
10 atores da Marvel que estão em filmes de terror assustadores