Nomadland, o vencedor do principal prêmio no Globo de Ouro 2021, está sofrendo censura e pode não passar em todos os países. Desta vez, parece que o longa teve exibição proibida na China, país de origem da diretora do longa.
Nomadland: Conheça o filme de Chloé Zhao que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2021Com direção de Chloé Zhao, os conteúdos sobre o grande vencedor dos Festivais de Veneza e Toronto foram discretamente retirados da web chinesa na sexta-feira, dia 05, dias depois de uma reação nacionalista por conta de questões sobre sua cidadania e uma frase que ela teria dito para uma revista norte-americana em 2013.
Foi divulgada uma captura de tela da entrevista de Zhao em 2013 para a revista Filmmaker, na qual ela supostamente chamou a China de "um lugar onde há mentiras em toda parte", além de outro trecho de conversa com a mídia australiana na qual ela supostamente disse "os EUA agora são meu país".
Os comentários levaram os usuários online a chamá-la de "traidora" e as redes sociais chinesas foram inundadas com postagens questionando sua nacionalidade. O que acontece é que a vitória da cineasta foi inicialmente celebrada no país, com a mídia estatal chamando a cineasta nascida em Pequim de "o orgulho da China".
Chloé Zhao: Conheça a carreira da diretora vencedora do Oscar 2021 por Nomadland e de Os Eternos da MarvelCom isso, as autoridades chinesas de cinema aprovaram o filme para lançamento doméstico em 23 de abril por meio da National Alliance of Arthouse Cinemas (NAAC), apoiada pelo governo. No entanto, após a polêmica em torno de seu nome, agora os principais aplicativos de bilheteria online removeram a data de lançamento de suas plataformas.
“No futuro, Hollywood não ousará mais deixar os chineses fazerem filmes ou entrar em tópicos chineses - você nunca será capaz de adivinhar onde estão os campos minados”, lamentou fã na internet.
A situação ainda não foi esclarecida pela NAAC, mas vale ressaltar que Zhao é a diretora do próximo filme de da Marvel, Os Eternos, para o qual a China será um importante mercado. Com um elenco de peso, incluindo Angelina Jolie, Salma Hayek e Kumail Nanjiani, o filme tem lançamento previsto para 5 de novembro nos Estados Unidos.