Um Príncipe em Nova York 2 é o mais novo filme de comédia a chegar no Amazon Prime Video. Continuação tardia do clássico de 1988 estrelado por Eddie Murphy, o longa-metragem é repleto de referências à produção original, citações a Pantera Negra, música, dança, participações especiais e muita representatividade.
Tal como em Um Príncipe em Nova York, no novo filme, Eddie Murphy e seu parceiro Arsenio Hall interpretam diversos personagens — que garantiram cerca de cinco horas dos atores na cadeira de maquiagem para os tornar irreconhecíveis, e muita habilidade dos intérpretes. Sabia que o projeto de 1988 foi a primeira vez em que Murphy viveu vários personagens no mesmo filme, usando toda a gama de possibilidades de maquiagem e próteses? Ele e Hall fizeram quase todos os coajuvantes da produção! E Murphy ainda pensou em interpretar os personagens de O Professor Aloprado como um crossover.
Um Príncipe em Nova York 2Para você estar preparado na hora de dar o play, relembre todos os personagens que Eddie Murphy interpreta em Um Príncipe em Nova York 2 (e no filme anterior também!). Será que você vai reconhecer o astro nos papéis?
Príncipe Akeem Joffer
Na franquia Um Príncipe em Nova York, Eddie Murphy interpreta principalmente o Príncipe Akeem Joffer, herdeiro do trono do reino fictício de Zamunda, na África. No primeiro filme, Akeem é o príncipe herdeiro de Zamunda, na África. Ele não quer seguir com o casamento arranjado por seu pai (James Earl Jones) e foge com seu amigo Semmi para Nova York a fim de encontrar uma esposa moderna e de pensamento livre.
Já no segundo longa, 30 anos depois, Akeem está casado com Lisa (Shari Headley) e é recém-coroado rei de Zamunda. Só que ele tem um problema: ainda que tenha três filhas, a lei e tradição dizem que o próximo rei deve ser um homem. Para sua surpresa, ele descobre que tem um filho concebido quando ele e Semmi estiveram nos Estados Unidos, sem que ele se lembre. E lá vão ele e Semmi de volta ao Queens, em Nova York.
Pantera Negra seguiu os passos de Um Príncipe em Nova York, comenta Eddie Murphy (Entrevista)O personagem é, de certa forma, Murphy como um comediante charmoso. Akeem é o arquétipo de conto de fadas clássico de um príncipe que não deseja realmente ser um príncipe, e é ingênuo sobre os costumes do mundo (e de Nova York). Protagonista, ele tem que lidar com as peculiaridades e excessos da riqueza.
Clarence, o Barbeiro
Um dos personagens coadjuvantes mais criativos de Murphy, Clarence, o Barbeiro, retorna em Um Príncipe em Nova York 2. Tagarela, barulhento e caricato, o barbeiro veterano que adora falar sobre boxe lembra bastante os papéis do ator no Saturday Night Live. É curioso que suas cenas são basicamente Eddie Murphy tendo uma discussão consigo mesmo. Todas as sequências da barbearia se transformam em uma batalha de palavras entre Clarence e Saul sobre atletas do passado — com Arsenio Hall como seu colega barbeiro Morris apenas balançando a cabeça.
A pergunta que não quer calar é: se ele já era "envelhecido" no primeiro filme, quantos anos tem agora? Clarence centenário? Ou nunca envelhece mesmo?
Um Príncipe em Nova York: Os 30 anos de lançamento da comédia com Eddie Murphy que quebrou barreirasSaul, o Cliente
No melhor uso absoluto da maquiagem e próteses, Murphy ficou realmente irreconhecível como Saul, um cliente judeu na barbearia local no prédio de Akeem. Um retrato amplo e exagerado, o personagem é um estereótipo de um bairro local em Nova York, mas funciona como o quarto barbeiro veterano não oficial, muitas vezes jogando damas com quem está livre no canto.
A interpretação de Murphy como Saul foi um segredo bem guardado durante a realização de Um Príncipe em Nova York, até seu lançamento. Tanto que, aparentemente, o ator andou pelo lote da Paramount com a maquiagem de Saul entre as cenas para testar sua credibilidade, e ele foi capaz de enganar as pessoas fazendo-as pensarem que ele era um lunático, mesmo quando disse em sua voz natural: "Eu sou Eddie Murphy". Pois é, o filme original (e o novo) só teve um ator branco mesmo.
Randy Watson, o vocalista do Sexual Chocolate
O protagonista de Um Príncipe em Nova York também interpreta um personagem que se tornou icônico, lembrado até hoje na cultura pop por seu número musical. Trata-se de Randy Watson, vocalista totalmente sem talento do banda "Sexual Chocolate". A engraçada cena traz o "cantor" subindo ao palco em um terno azul que parecia datado até mesmo 30 anos atrás.
Um Príncipe em Nova York 2: Estes personagens não estão no filme e você nem percebeuCom Leslie Jones, Wesley Snipes e Jermaine Fowler no elenco, Um Príncipe em Nova York 2 estreia do filme na próxima sexta-feira, dia 5 de março no Amazon Prime Video.