Foram anunciados na tarde do domingo (07/02) os vencedores da premiação do 50º Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR). O filme Pebbles, do cineasta indiano Vinothraj P.S., recebeu o prêmio da Tiger Competition, competição símbolo do festival. Durante cerimônia online, foram entregues as estatuetas, virtualmente, para os diretores em outras categorias, como prêmios especiais do júri, da crítica, público e de curta-metragem.
Festival de Roterdã: Filme brasileiro “Madalena” na disputa pelo maior prêmio (Entrevista exclusiva com diretor)Pebbles faz um retrato da pobreza na Índia explorando seus impactos nas complexas relações de uma família. O violento pai não se conforma com o fato da mulher ter saído de sua casa e vai atrás dela, colocando o filho pequeno no meio desse fogo cruzado. Após o pai brigar com a família da mulher, o menino rasga o dinheiro das passagens de ônibus e os dois são obrigados a voltar para seu vilarejo andando quilômetros debaixo de um sol escaldante. Em meio à paisagem quase morta, pai e filho encontram-se em constante distância e tensão, embora algo pareça insistir que eles não se separem. O júri da categoria comentou que se apaixonou pelo longa instantaneamente, concluindo que “o resultado é uma lição em cinema puro, nos cativando com sua beleza e humor, apesar de seu assunto cruel.”
Além do longa-metragem de Vinothraj P.S., foram entregues dois prêmios especiais do júri da Tiger Competition, um para o francês I Comete - A Corsican Summer, dirigido por Pascal Tagnati, e outro para Looking For Venera, da cineasta kosovar Norika Sefa. Na Big Screen Competition, mostra dedicada a filmes considerados com potencial de público em cinemas, o argentino El Perro Que No Calla, dirigido por Ana Katz, levou o prêmio principal, que inclui garantia de distribuição e exibição nos cinemas e TVs da Holanda. As duas principais competições do festival também contaram com dois filmes brasileiros em suas seleções.
Esta premiação conclui a primeira parte da edição de 2021 do Festival de Roterdã, que continua com programação online de filmes de edições anteriores para o público local e uma exposição dedicada à arte do cinema em um museu, quando permitido o funcionamento. Tudo culminando nos eventos de junho, quando ocorre o aniversário de 50 anos, com a expectativa de organizar presencialmente programações festivas e as mostras não competitivas dedicadas à novos talentos e à restauração de filmes.
Confira abaixo os premiados nesta edição de Roterdã:
Melhor Filme - Tiger Competition
- Pebbles - Índia
Prêmios Especiais do Júri - Tiger Competition:
- I Comete - A Corsican Summer - França
- Looking for Venera - Kosovo/Macedônia
Prêmio da imprensa internacional (FIPRESCI) - Tiger Competition
- The Edge of Daybreak - Tailândia/Suíça
Melhor Filme - Big Screen Competition
- El Perro que no calla - Argentina
Prêmio da mostra de curtas e médias-metragens Ammodo Tiger Short Competiton (3 prêmios iguais)
- Sunsets, everyday - Itália
- Terranova - Cuba
- Maat Means Land - EUA
Prêmio da imprensa holandesa (KNF) para curtas
- Manifesto - Noruega
Prêmio do público (dentre todos os filmes da seleção oficial)
- Quo vadis, Aida? - Bósnia e Herzegovina
Prêmio do júri jovem
- La nuit des rois - França, Costa do Marfim, Canadá
Prêmio de homenagem e reconhecimento - Robby Müller Award:
- Kelly Reichardt