Bacurau, filme que está elegível para concorrer às premiações de 2021 (pois estreou nos EUA em 2020), e recentemente foi indicado como Melhor Filme Internacional no Independent Spirit Awards, acaba de trazer mais um prêmio para o Brasil: Melhor Filme Estrangeiro pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto, no Canadá.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ele estava concorrendo com Another Round, da Dinamarca, e Uma Mulher Alta, da Rússia, que foram os outros dois filmes estrangeiros mais votados pelos críticos de Toronto, completando uma espécie o pódio da premiação.
O filme, que aparece na lista de filmes favoritos de Barack Obama, já havia vencido a mesma categoria na premiação da associação de críticos de Nova York.
Bacurau foi lançado em 2019 nos cinemas brasileiros, mas apenas em 2020 chegou aos cinemas norte-americanos e britânicos, fazendo muito sucesso com a crítica internacional. Ele também foi indicado ao Independent Spirit Awards, uma espécie de Oscar do cinema independente, e tem chances de aparecer no BAFTA e até mesmo no Oscar 2021. Vamos torcer!
Aquecimento Oscar 2021: Os filmes que esperamos ver entre os indicados da premiaçãoTodos os vencedores pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto
- Melhor filme: Nomadland
- Melhor ator: Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
- Melhor atriz: Frances McDormand (Nomadland)
- Melhor ator coadjuvante: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)
- Melhor atriz coadjuvante: Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
- Melhor direção: Chloé Zhao (Nomadland)
- Melhor roteiro: Lee Isaac Chung (Minari - Em Busca da Felicidade)
- Melhor filme de estreia (direção): Radha Blank (The Forty-Year-Old Version)
- Melhor animação: Wolfwalkers
- Melhor documentário: Colectiv
Acompanhe o AdoroCinema para saber mais sobre todas as novidades dos festivais e premiações!
Bacurau: 5 perguntas que o filme deixa sem resposta