Parece que foi ontem a cerimônia do Oscar 2020 mas a edição de 2021 está mais próxima do que nunca. Por isso, nesta quarta-feira, dia 18, foi anunciado que Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2021.
Se for escolhido, o longa dirigido por Bárbara Paz, representará o Brasil na categora Melhor Filme Internacional. O documentário traz detalhes sobre a carreira de Hector Babenco, um dos maiores cineastas brasileiros. Por meio de memórias e reflexões, mostra como o seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.
O cineasta chegou a ser indicado ao Oscar por O Beijo da Mulher Aranha, em 1985, e faleceu aos 70 anos de idade em 2016. Vale ressaltar que Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou recebeu prêmios como melhor documentário no Festival de Veneza de 2019 e no Festival de Viña Del Mar, em 2020.
Babenco concorria com outros 18 filmes, dentre eles Casa de Antiguidades, M8, Pacarrete, Marighella, Narciso em Férias e Minha Mãe é Uma Peça 3.
Por conta da pandemia do Coronavírus, a 93ª edição do Oscar passou por diversas mudanças e acontecerá no dia 25 de abril de 2021.