Convenção das Bruxas, filme de Robert Zemeckis que tem previsão para estrear no Brasil em 19 de novembro, enfrentou diversas críticas nos últimos dias.
Isso se deve ao fato de a personagem de Anne Hathaway, a grande vilã da história, ter sido representada de uma forma que remete diretamente a uma síndrome nos dedos: a ectrodactilia.
Convenção das Bruxas e outros filmes de Halloween que ganharam rebootsA doença é uma rara malformação nos dedos dos pés e das mãos. Nos trailers do filme, é possível ver que a vilã de Hathaway é representada de forma bastante similar à condição genética. Isso causou grande desconforto na comunidade deficiente, o que incluiu a organização das Paraolimpíadas.
Através de um tuíte em sua conta oficial, o perfil afirmou: "A diferença de membros não é assustadora. As diferenças devem ser celebradas e a deficiência deve ser normalizada".
Após a publicação, a Warner Bros. Pictures emitiu um comunicado oficial dizendo: "Nós estamos profundamente tristes ao saber que nossa representação dos personagens fictícios em Convenção das Bruxas pode incomodar pessoas com deficiência, e lamentamos qualquer ofensa causada.
A empresa também disse que houve um esforço para elaborar uma nova interpretação das personagens originais de Roald Dahl. "Ao adaptar a história original, trabalhamos com designers e artistas para criar uma nova interpretação das garras felinas descritas no livro", disse.
Por fim, a Warner Bros. afirmou que "este filme é sobre o poder da bondade e da amizade" e disse esperar que "famílias e crianças possam aproveitar o filme e abraçar isso em meio a um tema empoderador e cheio de amor".
Com roteiro de Kenya Barris (Black-ish) e produção de Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro (responsável pela primeira versão do texto), o remake de Convenção das Bruxas estreou no dia 22 de outubro nos Estados Unidos através do HBO Max. O elenco, além de Anne Hathaway como protagonista, conta com Octavia Spencer, Stanley Tucci e Jahzir Bruno