Vai ter cinema nacional em 2021, sim. Marighella, filme dirigido por Wagner Moura, passou por diversos percalços para ser lançado. Agora, o longa acaba de ganhar um trailer emocionante e, finalmente, uma data de estreia oficial.
Estrelado por Seu Jorge, o filme acompanha a vida de um dos guerrilheiros mais marcantes da História brasileira e, depois de tanto aguardar, já podemos começar a contagem regressiva para assistir a produção nas telonas.
“Vivemos hoje no Brasil uma situação de censura às artes”, diz Wagner Moura durante estreia de Marighella em LisboaMarighella ganhou seu primeiro trailer oficial nesta quarta-feira, dia 04, cheio de cenas fortes e emocionantes que dão arrepios. A trama foca nos últimos cinco anos de vida de Carlos Marighella, político e guerrilheiro que lutou na resistência contra a ditadura militar no Brasil, até sua violenta morte em 1969.
No vídeo, além de vermos mais da performance de Seu Jorge como Marighella, também conhecemos o personagem de Bruno Gagliasso, Lúcio, principal opositor do protagonista ao qual se refere como "inimigo público número 1".
Ainda completam o elenco Adriana Esteves, Humberto Carrão, Rafael Lozano, Luiz Carlos Vasconcelos, Herson Capri e Bella Camero. Enquanto isso, Felipe Braga e Wagner Moura, que faz sua estreia na direção, assinam o roteiro baseado no livro de Mário Magalhães.
Marighella estreia em 14 de abril de 2021 nos cinemas e também já está inscrito para concorrer a uma vaga para a próxima edição do Oscar.
Marighella enfrentou problemas para estrar nos cinemas
Para entender melhor, vale lembrar que a estreia mundial do longa aconteceu na edição de 2019 do Festival de Berlim e foi aplaudido de pé, mas não ficou apenas por lá. Em seguida, Marighella passou por outros vários festivais internacionais, como os de Seattle e Hong Kong.
Depois disso, o filme entraria no circuito de exibição em novembro de 2019, mas o lançamento foi adiado. Na época, houve um comunicado oficial explicando que o cancelamento aconteceu porque a O2 Filmes, produtora do longa, não pôde cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine, a Agência Nacional do Cinema. Já o diretor Wagner Moura afirmou que o projeto estava sendo vítima de censura.
A estreia, então, passou para maio deste ano e acabou sendo adiada sem data marcada até então por conta da pandemia do coronavírus. O trailer divulgado nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, divulga a nova data de lançamento.