A Netflix anunciou que vai retirar os filmes da saga Harry Potter de seu catálogo. O serviço de streaming publicou um tuíte na última terça-feira (28) confirmando que as produções ficarão disponíveis até o dia 1º de novembro.
Atualmente, a Netflix Brasil tem quatro filmes da franquia em sua lista: A Câmara Secreta, A Ordem da Fênix e As Relíquias da Morte - Parte 1 e Parte 2, além do spin-off Animais Fantásticos e Onde Habitam.
Vale lembrar que os fãs pediram inúmeras vezes nas redes sociais que os longas-metragens do bruxinho fossem incluídos no catálogo da Netflix — gerando, inclusive, uma zoeira por parte do ator Ryan Reynolds, intérprete de Deadpool.
Os filmes do Harry Potter, do pior ao melhorOnde assistir aos filmes de Harry Potter?
Após a saída da Netflix, todas as produções da saga Harry Potter estarão disponíveis no catálogo da HBO Go a partir do dia 7 de novembro. Enquanto a HBO ainda não anunciou o fato oficialmente, é possível ver na plataforma de streaming o aviso de "em breve". A produtora também exibirá os filmes em seus canais no próprio sábado, dia 7.
Alguns dos filmes da franquia também podem ser vistos no Telecine, NET Now e Now.
Por que Harry Potter saiu da Netflix?
Para quem não sabe, a saída dos longas estrelados por Daniel Radcliffe da Netflix trata-se de uma decisão mercadológica. A WarnerMedia, que possui os direitos da franquia criada por J.K. Rowling, também é dona da HBO. A companhia recentemente lançou o serviço de streaming HBO Max, que deve chegar à América Latina em 2021.
Em maio, o HBO Max dos Estados Unidos incluiu todos os filmes de Harry Potter, mas os retirou em agosto (levando à especulação de que tratava-se de uma resposta às controvérsias envolvendo J.K. Rowling). No entanto, a verdade é que a WarnerMedia tinha colocado os longas de forma temporária em seu streaming, pois havia realizado um acordo anterior com a NBCUniversal pelos direitos de transmissão na televisão e em plataformas digitais entre 2018 e 2025.