Os fãs de cinema que costumam prestigiar o Festival de Gramado e suas respectivas obras indo até o local desta vez terão que ficar de casa. Isso porque a 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado será realizada completamente online e também na TV, para evitar aglomerações devido a situação da pandemia de COVID-19.
O corpo administrativo do evento anunciou que do dia 18 de setembro (hoje) até o dia 26 os filmes serão todos exibidos em redes multiplataformas, mas também haverá espaço para conversas, debates, "encontros", e até mesmo os projetos paralelos como o Gramado Film Market, espaço dedicado ao mercado audiovisual, e o Educavídeo, voltado para jovens das escolas da rede de ensino pública de Gramado).
COMO ASSISTIR
Mas vamos ao que importa! Onde poderemos conferir o Festival mesmo estando no conforto de nossos lares? Todos os 146 longas-metragens brasileiros e 93 estrangeiros serão transmitidos pelo Canal Brasil, pela TV e também pelo Canal Brasil Play, streaming na plataforma Globosat. Ou então você pode também sintonizar o canal diretamente no Globoplay.
E caso você queira, também pode conferir as homenagens! Os homenageados deste ano são o ator Marco Nanini, que recebe o Troféu Oscarito, a cineasta Laís Bodanzky, diretora de Como Nossos Pais e Bicho de Sete Cabeças, que recebe o Troféu Edardo Abelin, a atriz Denise Fraga, com o Troféu Cidade de Gramado e o ator uruguaio César Troncoso, com o troféu Troféu Kikito de Cristal.
Ainda no dia 25 o Canal Brasil marca o filme de encerramento do festival, Bye Bye Brasil (1980), de Cacá Diegues. Já a premiação acontece dia 26 às 21h, onde os troféus serão entregados aos filmes e cineastas vencedores.