No último sábado (12), o Festival de Veneza - um dos mais renomados do mundo - anunciou seus vencedores. Dentre os maiores destaques, estão Nomadland, road movie dirigido por Chloé Zhao, e Pieces of a Woman, drama protagonizado por Vanessa Kirby.
O filme de Zhao (que também assina a produção da Marvel Os Eternos, prevista para estrear em 2021) foi o ganhador do Leão de Ouro, privilegiando ainda mais a imagem do filme como um dos possíveis indicados ao Oscar 2021. Frances McDormand, a protagonista de Nomadland, também já está sendo cotada pela imprensa.
Ao lado de McDormand, já vencedora do Oscar, outra atuação muito comentada foi a de Kirby por Pieces of a Woman. A atriz de The Crown recebeu o prêmio italiano de Melhor Atriz e surpreendeu a todos - uma vez que a vitória de McDormand estava praticamente certa.
Recentemente comprado pela Netflix, Pieces of a Woman conta a história de uma mãe que perde sua filha e tem de lidar com desavenças familiares que surgem a partir de tal tragédia. Leia a crítica do filme, que também foi exibido no Festival de Toronto.
Abaixo, confira os vencedores do Festival de Veneza 2020:
Leão de Ouro de melhor filme: Nomadland
Grande Prêmio do Júri: Nuevo Orden
Leão de Prata de melhor diretor: Kiyoshi Kurosawa, por Wife of a Spy
Melhor roteiro: Chaitanya Tamhane, de The Disciple
Prêmio especial do júri: Dear Comrades
Melhor atriz: Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman
Melhor ator: Pierfrancesco Favino, por Padrenostro
Prêmio Marcello Mastroianni de melhor intérprete jovem: Rouhollah Zamani, de Khorshid