Enquanto as salas de cinema do Brasil permanecem fechadas por causa da pandemia do Coronavírus, os brasileiros estão têm procurado alternativas para matar a saudade de assistir a filmes na tela grande. Nos últimos meses, drive-ins e cinemas ao ar livre têm sido as principais opções. Alguns países já retornaram às atividades de exibições nas salas escuras e filmes inéditos ganharam novas datas de estreia no exterior e no Brasil (como é o caso de Os Novos Mutantes, Mulan e Tenet). Em breve, o público brasileiro terá a oportunidade de voltar aos cinemas, numa abertura gradativa que vai respeitar a evolução da pandemia em cada região. Tudo para garantir que a diversão seja acompanhada de muita segurança.
Para tranquilizar os espectadores em relação ao retorno às salas de cinema, a Abraplex (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) divulgou com exclusividade ao AdoroCinema algumas das medidas de segurança que passarão a ser adotadas.
Cinemas terão maior distância entre os assentos
Para que todos possam assistir aos filmes com segurança, os funcionários do cinema precisam contar com a colaboração dos clientes. O uso de máscaras será obrigatório tanto para funcionários quanto para clientes. A única exceção é na hora de consumir algum alimento, já dentro da sala, sentado em seu assento.
Haverá um incentivo para a compra dos ingressos antecipadamente por aplicativo ou pela internet, assim como dos itens de bomboniere. Para quem quiser comprar na hora — seja na bilheteria ou nos terminais ATM — haverá marcação no chão para garantir distanciamento físico entre os clientes nas filas. A mesma indicação ocorrerá nos banheiros.
Campanha #JuntosPeloCinema prepara a retomada das telonas no BrasilSomente metade dos assentos estarão disponíveis para a compra, garantindo uma ocupação reduzida da sala. Para isso, o sistema bloqueará imediatamente o espaço de duas poltronas (ou 1 assento + o corredor) de cada lado dos assentos comprados. Se forem adquiridos quatro ingressos, por exemplo, serão bloqueados dois de cada lado. Caso os exibidores escolham bloquear fisicamente o acesso aos lugares que não serão vendidos, talvez não seja possível comprar mais de dois assentos juntos.
Ao final da sessão, a saída da sala será realizada por filas e monitorada pela equipe do cinema, a fim de evitar aglomerações.
Salas serão higienizadas antes de cada sessão
Sobre a higienização, a Abraplex informa que disponibilizará álcool gel para os clientes em todos os espaços comuns, incluindo hall, corredores e bilheteria. Além disso, estas áreas serão constantemente higienizadas, com um cuidado ainda maior com as superfícies de contato como balcões, corrimões e máquinas de pagamento. Todos os produtos oferecidos na bomboniere também serão previamente higienizados.
O intervalo entre as sessões também será maior para garantir a limpeza de cada poltrona, braços de poltronas, corrimões e maçanetas.
Já nos banheiros, os funcionários de limpeza usarão equipamentos EPIs, incluindo máscaras e luvas. Haverá ainda um pedido especial sobre os procedimentos adequados para que os clientes lavem e higienizem as mãos de forma adequada, e respeitem o distanciamento social.