Morreu nesta sexta-feira (31) o cineasta Alan Parker, responsável por filmes como Evita, Fama, O Expresso da Meia-Noite e Mississipi em Chamas. Segundo o Instituto Britânico de Cinema, em nota concedida ao The Hollywood Reporter, o diretor já vinha sofrendo por alguns anos de uma "doença não especificada" e faleceu nesta manhã.
Duas vezes indicado ao Oscar, Parker era um grande entusiasta de obras musicais e baseadas em fatos reais, vencendo ainda quatro prêmios BAFTAs — um dos mais importantes da indústria britânica —, além de um honorário concedido no ano de 2013. Seu último filme, A Vida de David Gale, foi lançado no ano de 2003 e ele se declarou aposentado em 2015.
Na ocasião, ele disse que o ato da aposentadoria era mais um protesto do que uma decisão feita por gosto pessoal. Segundo Parker, a intervenção criativa de estúdios grandes em suas produções autorais o impedia de fazer os projetos da maneira que gostaria:
"Cada dia foi uma batalha, cada dia tem sido mais difícil. A indústria do cinema é gigantesca e cara, e no momento em que algo se torna muito caro, você passa a ter pessoas que precisa obedecer. Você entra no ringue sabendo disso, e eu estou a vida inteira lutando por meu trabalho", disse na época o diretor, que desde os 24 anos exerce a função de cineasta.