![](https://br.web.img2.acsta.net/r_654_368/newsv7/20/07/28/21/16/2818983.jpg)
Pela primeira vez em 51 anos, a San Diego Comic-Con — maior evento do gênero — aconteceu em uma versão online. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o evento ocorreu virtualmente, de forma gratuita, e foi intitulado Comic-Con@Home. Só que, ao contrário da convenção presencial, em que centenas de pessoas vibram com a exibição de um novo trailer ou por estarem vendo de pertinho atores de seu filme ou série favoritos, a edição não promoveu tanta interação.
Versão virtual da Comic-Con deu acesso a todos os fãs, mas não empolgou
Os painéis consistiram de vídeos com a participação dos atores, cada um de suas casas. Só que, ao invés de serem ao vivo, com a participação dos fãs através de comentários (o substituto virtual das perguntas ao vivo no microfone), eram pré-gravados — provavelmente para evitar problemas técnicos, áudio e vídeos “truncados”, e otimizar tempo. Os vídeos não ofereceram interação entre realizadores e o público, e até as seções de comentários foram desativadas para os painéis do Comic-Con@Home no YouTube. A convenção de 2020 esteve muito longe da sensação de estar presente nos lotados Hall H e no Ballroom —os principais locais de painéis da convenção. Entrar nesses painéis no evento real é um mérito garantido a pessoas que enfrentam horas de filas, recompensa que não foi transportada para o virtual, restrita às devidas proporções, é claro.
San Diego Comic-Con 2020: Tudo o que foi lançado na versão online do eventoPor outro lado, a ideia foi bastante democrática, dando a chance para pessoas que nunca conseguiram se credenciar para o cobiçado evento, ou mesmo viajar para San Diego, na Califórnia, pudessem acompanhar a convenção. Sem contar que, os organizadores da convenção tiveram poucos meses para montar uma versão online e, dentro do possível, foi satisfatório. Até mesmo o tradicional baile Masquerade Ball, no qual os fãs mostram seus mais criativos cosplays, foi transportado para o Tumblr, na versão online. Pena que, desta forma, não dá para correr atrás daquele cosplay de Arlequina ou Thanos para garantir uma selfie criativa.
![](https://br.web.img3.acsta.net/r_1280_537/newsv7/20/07/28/21/08/4710364.jpg)
Grandes estúdios não participaram da Comic-Con
O lineup não empolgou muito, e nem de perto o evento teve a mesma interação ou mesmo interesse do público ou dos grandes estúdios. Apesar de ter painéis badalados como da franquia The Walking Dead, do universo Star Trek e dois filmes de Keanu Reeves, a Comic-Con@Home esteve longe de ser o maior evento (virtual) de cultura pop do mundo — título muitas vezes associado a sua versão presencial. Grandes estúdios como Marvel, Warner e Paramount, por exemplo, pularam completamente a convenção. O que é compreensível, considerando que a pandemia do coronavírus interrompeu quase todas as produções de filmes e séries, impedindo que eles tivessem o que mostrar. Porém, os próprios painéis que de fato divulgaram algo novo, o fizeram antes da exibição online, ou dias depois.
![](https://br.web.img2.acsta.net/r_640_360/newsv7/20/07/28/21/08/4722843.jpg)
Participar dos painéis na San Diego Comic-Con, muitas vezes é sinônimo de ver algo inédito, como um trailer, um anúncio de data de estreia e poder fazer uma pergunta para os criadores ali presentes. Na Comic-Con@Home, isso não aconteceu. O único painel importante da Marvel no evento, por exemplo, foi para a série documental do Disney+ Marvel's 616. O vídeo apresentou dois clipes da produção — mas que já haviam sido lançados no YouTube no dia anterior. Da mesma forma, a nova data de lançamento de Bill & Ted: Encare a Música foi anunciada dois dias antes de seu painel no sábado.
Já o enorme painel de Star Trek Universe gastou 20 minutos em uma leitura ao vivo com o elenco do final da 2ª temporada de Star Trek: Discovery, mas não encontrou tempo para anunciar notícias genuínas, como o fato de que a terceira temporada da série vai estrear em 15 de outubro. Em vez disso, o anúncio foi feito na segunda-feira por meio de comunicado à imprensa. Isso é mais um reflexo de que vídeos pré-gravados não trariam informações tão quentes assim.
Painel de Os Novos Mutantes foi o mais falado nas redes sociais
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/20/07/28/21/08/4733763.jpg)
Nem mesmo as redes sociais fizeram barulho em torno do evento. De acordo com dados da empresa de análise de mídia social ListenFirst (via Variety), os tuítes que mencionaram a Comic-Con@Home caíram 95% em relação à convenção ao vivo de 2019 — apenas 93.681 tuítes no evento de cinco dias, contra 1.719.000 tuítes em 2019.
As visualizações no YouTube, que hospedavam a grande maioria dos painéis da Comic-Con, foram pouco melhores. As visualizações médias de quinta-feira, que tiveram o período mais longo de painéis, foram em torno de 15.000 por painel. Por um lado, isso é o dobro da capacidade do Hall H, maior local da convenção Comic-Con. Porém, por outro lado, ainda é muito pouco em termos de visualizações no YouTube e impacto nas mídias sociais.
O painel com melhor desempenho para a Comic-Con@Home foi de Os Novos Mutantes, spin-off dos X-Men e adaptação de terror dos quadrinhos da Marvel. O filme teve sua data de lançamento adiada quatro vezes desde abril de 2018, e exibiu os primeiros minutos do filme dentro do próprio vídeo (sequência esta que fora mostrada originalmente na CCXP 2017). Até o momento, o painel do filme registrou pouco mais de 208.000 visualizações no YouTube desde 23 de julho e foi o mais discutido no Twitter, gerando 7.700 tweets.
JusticeCon x Comic-Con
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/20/07/28/21/08/4744683.jpg)
Enquanto a Warner não levou novidades de seus filmes para a Comic-Con@Home, uma produção da DC marcou presença em outro evento, que aconteceu no mesmo sábado da San Diego Comic-Con: a JusticeCon, convenção independente de fãs da DC. O diretor Zack Snyder levou novidades quentinhas sobre seu próximo filme, o Snyder Cut de Liga da Justiça, em uma live ao vivo no YouTube. Além de revelar uma cena inédita que mostrou o traje preto do Superman, o cineasta e atores como Ray Fisher, intérprete de Ciborgue, responderam a perguntas do chat do YouTube em tempo real. O painel de Snyder registrou mais de 260.000 visualizações em menos de 48 horas.
E o futuro?
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/20/07/28/21/15/1771641.jpg)
No geral, a existência da Comic-Con@Home não chegou nem perto da experiência ao vivo — da mesma forma que assistir a filmes em casa não se compara a ir ao cinema (com pipoca, telão e amigos). No entanto, diante das circunstâncias e pouco tempo de planejamento, tiramos o chapéu para os organizadores por terem reunido alguns dos nossos ídolos favoritos. Pode ter ficado muito àquem das expectativas, claro, mas serve de aprendizado para outros eventos, como Comic-Con Experience, que também terá sua versão online. Queremos ver conteúdos inéditos e desejamos interação com os atores, diretores e produtores. E não faz mal nenhum divulgar posteriormente o painel para aqueles que não podem viajar milhares de quilômetros para a convenção.
Vamos chamar a Comic-Con@Home de uma colher de chá para quem segue em quarentena e aguarda ansioso para 2021 chegar com a liberação de aglomerações — de preferência numa fila de horas para entrar no famoso Hall H e ver todos os membros da Fase 4 da Marvel no palco.