2020 não está sendo fácil. Tanta coisa já aconteceu desde nossa última alegria coletiva — a vitória de Parasita no Oscar — que nem parece que foi neste ano. Agora, uma nova teoria ganha força na internet, dizendo que o fim do mundo não estava agendado para 2012, mas sim para o próximo 21 de junho.
Como já fizemos uma matéria com filmes e séries para entender melhor a pandemia do Coronavírus; vamos aproveitar esse clima apocalíptico para lembrar algumas distopias que se destacaram no cinema e na TV?
The 100
Bem queridinha entre o povo brasileiro (e despertando uma revolução online por representatividade), a série acompanha 100 jovens enviados de volta para a Terra, destruída após uma guerra nuclear, para saber se o planeta está habitável novamente. O que se sucede na vida de Clarke (Eliza Taylor) e seus amigos são diversas guerras, disputas de poder, paixões e lutas por sobrevivência. Disponível na Netflix.
Mad Max: Estrada da Fúria
Promovendo o retorno triunfal de uma franquia das décadas de 70 e 80, Mad Max: Estrada da Fúria pode ter Tom Hardy como protagonista... Mas é, na realidade, uma jornada de empoderamento feminino para destruir o patriarcado num mundo destruído pelos humanos. Sem falar que apresenta uma das melhores personagens femininas dos últimos tempos, a Furiosa de Charlize Theron. Disponível para compra e aluguel no Looke e Youtube.
Expresso do Amanhã
Na real, as duas adaptações ganham um espaço nessa lista. O longa de Bong Joon-Ho e a série de Graeme Manson apresentam duas histórias bem diferentes a partir da mesma premissa: o mundo ficou congelado e o que restou da humanidade está preso em um trem em movimento, dividido por classes sociais. Chris Evans e Tilda Swinton estrelam o filme, enquanto Jennifer Connelly e Daveed Diggs lideram o elenco da série, disponível na Netflix.
Um Lugar Silencioso
Imagine viver num mundo onde você não pode fazer nenhum barulho, senão será atacado por monstros que agem a partir da audição? Essa é a situação da família protagonista de Um Lugar Silencioso, parceria do casal Emily Blunt e John Krasinski, interpretando uma família que faz de tudo para sobreviver nesse cenário distópico. O primeiro filme está disponível no Telecine, enquanto a continuação chegará ao cinemas em setembro.
3%
Fechando a lista com uma produção brasileira, 3% acompanha um futuro pós-apocalíptico não muito distante, onde o povo vive num Brasil miserável. Porém, aos 20 anos de idade, todo jovem tem a chance de ascender ao cobiçado Mar Alto. Só que apenas 3% dos competidores de cada processo conseguem tal honra. A quarta (e última) temporada chegará à Netflix em breve.